Como montar negócios lucrativos em pequenas cidades

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Como montar negócios lucrativos em pequenas cidades

Ao montar seu próprio negócio, é comum que o primeiro impulso da maioria dos empreendedores seja ter olhos somente para oportunidades nos grandes centros metropolitanos. 

Uma ideia de negócio que aparentemente poucos sabem é que as cidades pequenas também oferecem muitas oportunidades para quem deseja empreender, inclusive, alguns negócios podem ser até mais bem-sucedidos em cidades menores, dependendo do ramo e do público alvo do negócio escolhido, entre outros motivos.

Este artigo irá tratar das vantagens em montar negócios em pequenas cidades e como tornar esse tipo de negócio lucrativo.

  • Por que montar negócios em pequenas cidades é interessante
  • Que tipo de negócio devo investir?
  • Como montar negócios lucrativos em pequenas cidades

Por que montar negócios em pequenas cidades é interessante

Antes de estabelecer seu negócio em alguma cidade, é importante ter em mente que nem todas as pequenas cidades oferecem o mesmo potencial de investimento. Alguns são mais atraentes do que outros em diferentes aspectos, como taxas de emprego, estabilidade econômica, PIB local, setor mais ativo da economia, etc. 

No entanto, muitas cidades pequenas oferecem vantagens importantíssimas em relação aos grandes centros, confira algumas delas:

  1. Gastos e custos menores no investimento

Você pode investir em uma cidade pequena com um custo de entrada muito menor. Isso significa que investidores experientes podem ganhar dinheiro em pequenas cidades sem comprometer o capital de giro. Só a título de comparação: você pode investir em três a cinco propriedades menores em uma cidade pequena pelo preço de uma única propriedade urbana de luxo em uma cidade grande.

Além dos preços serem mais baixos, cidades menores possuem outras características atrativas para investir, como taxas de desemprego inferiores e de criminalidade bem abaixo da média, quando comparados às cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro.

  1. Menos competição

Enquanto muitos investidores se voltam apenas nos grandes centros, você estará criando uma renda sólida nas cidades menores.

A competição tende a ser bem menor, permitindo que você tenha gastos menores tendo que investir para conquistar seu espaço no mercado regional. Com menor investimento em marketing, sua marca atingirá o público ideal de maneira muito mais assertiva só pelo fato de não competir ferozmente com a concorrência que geralmente é facilmente encontrada nas grandes cidades.

  1. Maiores oportunidades de negócio

A maioria dos produtos e serviços que são facilmente encontrados em cidades maiores, geralmente estão em falta nas menores. Isso, para o investidor, é ótimo, pois terá uma gama maior de oportunidades de negócios para explorar nessas cidades.

Sem dúvidas é um cenário que acontece em diversos segmentos do mercado, como de alimentos, bebidas, perfumaria, cosméticos, bancários, entre outros.

Que tipo de negócio devo investir?

No Brasil a maioria das pequenas cidades ainda sofrem com ausência de serviços bancários, em especial, estabelecimentos destinados a oferta de créditos e empréstimos.

Sendo assim, excelente tipo de empreendimento são as franquias de crédito. Este ramo de empréstimos e financiamentos vem obtendo um grande crescimento ao longo dos últimos anos. Uma pesquisa realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) reforça a tendência do movimento de interiorização das franquias pelo Brasil, e os números não mentem: mercados regionais vem ganhando destaque. 

Esse cenário mostra um ambiente promissor para pequenos negócios em cidades menos populosas, afinal, grande parte da população vive nessas cidades, e elas continuam a apresentar um crescente desenvolvimento econômico. 

O maior consumidor de empréstimos no Brasil é em grande maioria procedentes da classe social C, que abrange mais da metade da população brasileira e o público com maior potencial de consumo.

Uma das principais vantagens das franquias em cidades menos populosas é que elas já chegam na região como uma marca consolidada, passando a sensação aos moradores locais como algo “da cidade grande”, atraindo a atenção e servindo como um ótimo argumento de venda.

Mas é preciso ficar atento para alguns fatores antes de investir em qualquer cidade pequena. Confira as principais orientações:

Como montar negócios lucrativos em pequenas cidades

 

  • Faça um estudo de mercado

 

O primeiro passo para investir em pequenas cidades é entender que tipo de oportunidades estão disponíveis e quais são as necessidades dos moradores que ninguém ainda conseguiu atender; o que seu negócio tem a oferecer para eles? Quais são as áreas mais carentes em serviços e produtos, quais as limitações de infraestrutura no local que pretende investir, entre outros. Solucionar essas principais questões são pontos-chave que diferenciam um bom investidor preparado e com boa leitura do futuro para um leigo.

 

  • Busque informações da região

Procure por informações na prefeitura da cidade, outros comércios locais na região e até mesmo moradores na área em que você pretende abrir seu negócio, afinal, ninguém melhor para dizer o que eles estão precisando do que os próprios consumidores em potencial do produto que você pensa em comercializar ali. 

Hábitos de consumo geral, classe social dos moradores locais e faixa etária são informações importantes que devem ser coletadas durante essa etapa de pesquisa para que se negócio tenha mais chances de sucesso.

Outro ponto importante ao buscar informações do local é saber os tipos de negócios que já estão enraizados ali, potenciais concorrentes, empreendimentos que já estão obtendo lucro (sendo seu concorrente direto ou não) e quais as demandas que já foram atendidas. A partir disso, você já pode atender demandas que não foram exploradas anteriormente.

 

Definindo as áreas de potencial crescimento

 

Os grandes investidores conseguem observar que as melhores oportunidades são encontradas onde as taxas de população estão em crescimento, atraindo uma população adulta mais jovem. É interessante segmentar uma pequena comunidade que possua uma economia relativamente próspera para instalar sua franquia.

Resumindo, investir em franquias está em alta, basta escolher o segmento que mais combina com o seu perfil e contar com uma grande marca para que o seu investimento se torne um sucesso. Saiba mais detalhes sobre como ser franqueado da Credfácil!

Blog / Empreendedorismo / Franquias       23 de julho de 2019

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