Ao aderir ao contrato de uma franquia, o empresário é responsável por uma série de responsabilidades relacionadas ao seu negócio. Mesmo o Franchising sendo um setor mais consolidado e com marcas fortes no mercado, o empreendedor deve ser um bom gestor de sua empresa. Vamos conhecer as responsabilidades do franqueado e da franqueadora ?
A boa gestão de uma franquia é um dos principais responsáveis pelo sucesso da unidade franqueada. O empresário torna-se um dos responsáveis para que isso ocorra, porém o empresário conta com o apoio e auxilio da franqueadora e isso facilita seu processo de gestão, aumentando as chances de sucesso na gestão.
Conheça aqui, os deveres e as responsabilidades de um franqueado e da franqueadora, e prepare-se para ser um empreendedor de sucesso!
É papel da franqueadora transferir todo o conhecimento, métodos de atuação e visão que a empresa pretende passar com a franquia. Afinal, um franqueado não conseguirá trabalhar em uma filial de uma empresa que ele não sabe o que faz.
O franqueado deve ser treinado, até mesmo para que a marca tenha um controle de qualidade que se estende para todas as franquias. Os métodos de gerência, administração e produção também devem ser passados para o franqueado, além de todo o treinamento com ferramentas de trabalho e materiais para apoio.
O trabalho do franqueador não acaba quando o seu franqueado abre a filial. Muitos pensam que o trabalho da franqueadora termina assim que o franqueado abre a filial, muito pelo contrário. É trabalho do franqueador continuar oferecendo uma base sólida onde o investidor poderá se apoiar e ampliar seus negócios. Sem isso, em pouco tempo a franquia pode acabar deixando de ser vantajosa para as duas partes envolvidas.
Formas de suporte que a franqueadora deve adotar: marketing (divulgação da marca) e consultoria. Estabeleça um canal de comunicação direto e constante com seu franqueado, tire dúvidas pontuais e auxilie seus investidores para que todos se beneficiem e atinjam o sucesso.
É função da franqueadora desenvolver um contrato conciso que esclareça todas as obrigações e direitos para um bom funcionamento do modelo de franquia perante a lei. Importante ressaltar que algumas cláusulas podem ser mais flexíveis, visando beneficiar ambos os envolvidos no negócio, porém sem abandonar as diretrizes previstas em lei.
Assim como as tarefas da franqueadora NÃO acabam quando o franqueado assume uma filial, o treinamento também não. Toda empresa, de tempos em tempos, renova seus métodos de trabalho e ferramentas para se adaptar a realidade atual. O franqueador não deve ficar parado no tempo, com os mesmos materiais que começou, e é obrigação da franqueadora atualizar o investidor. Isso impede que as franquias percam rentabilidade, refletindo diretamente nos royalties recebidos pela empresa.
Todo franqueado possui obrigações legais a cumprir, sejam elas da vigilância sanitária, segurança ou qualquer outra. A tarefa do franqueador aqui é garantir que esteja tudo dentro dos padrões de qualidade da marca.
É essencial ao franqueado ler e compreender muito bem o contrato de franquia antes de sua assinatura, pois após isso ele é obrigado a cumprir totalmente as cláusulas que foram estipuladas pela franqueadora. O contrato de franquia visa garantir os interesses de ambas as partes do negócio, por isso o franqueado e franqueadora devem segui-lo criteriosamente.
Além disso, a franqueadora também estipula as metas e resultados que o empresário deve alcançar em sua unidade. O empreendedor deve empenhar-se ao máximo para atingir essas determinações, garantindo assim sucesso para sua unidade e da marca da rede franqueadora.
A franqueadora oferece o suporte necessário para o empresário administrar seu negócio. Com isso, o empreendedor precisa ter um bom relacionamento com a franqueadora, mantendo sempre o contato de forma amistosa para que ambas as partes possam trabalhar para o sucesso da unidade franqueada.
A franqueadora é a responsável pelas ações de Marketing da marca, porém o franqueado precisa colaborar para que elas sejam bem aproveitadas e promovam o resultado desejado, que é o fortalecimento e crescimento da marca de das unidades franqueadas. O bom relacionamento dos dois lados favorece muito a conquista dos objetivos e metas da marca, afinal é isso que a franqueadora e o franqueado almejam e trabalham para que aconteça, não é mesmo?
O empresário deve prestar informações solicitadas pela franqueadora, sendo essa uma das responsabilidades e papel do franqueado. Isso vai ajudar na avaliação do alcance das metas e cumprimentos das cláusulas do contrato, além de ajudá-lo a identificar se a sua gestão e operação na unidade está sendo bem sucedida.
O franqueado deve ter em mente que as informações prestadas para a franqueadora são cláusulas já definidas no contrato da franquia, por isso é uma obrigação do empresário manter esse diálogo e fornecer informações para a marca franqueadora. Outra prática bem válida é o de encontro ou reuniões para que ambos possam expressar suas opiniões e façam o alinhamento das metas e consolidação do acordo entre franqueadora e franqueado.
Os funcionários que vão trabalhar na unidade precisam se adequar aos valores e missão da marca franqueadora. Dessa forma, o empresário deve treinar de forma completa a sua equipe de trabalho, para que as atividades do dia a dia estejam alinhadas com a visão e valores da franquia.
A operação na unidade também deve ser feita de acordo com o modelo de negócios proposto pela franqueadora. O empreendedor deve estar sempre atualizado e proativo a implantar ações para melhorar e tornar a operação dentro da unidade franqueada mais dinâmica.
Lógico que a franqueadora é a grande responsável pela marca da empresa, porém o franqueado tem o dever de zelar e colaborar para o crescimento e fortalecimento da marca da franquia, e manter uma boa impressão na unidade franqueada colaboram para que isso aconteça.
É de extrema importância que, para que isso ocorra, o franqueado deve zelar pela qualidade na sua unidade, dos produtos e serviços comercializados, atendimento e equipe bem capacitada para exercer as suas atividades. Com unidade bem adequada às exigências da franquia, o consumidor terá uma melhor impressão da marca e dos serviços prestados, fortalecendo a marca e o crescimento do negócio como um todo.
Mas isso não é motivo para preocupações, pois muitas franqueadoras promovem treinamentos e oferecem consultoria aos seus franqueados, é o caso da Credfácil, que oferece franquias de crédito, um segmento de franquia que mais cresce no país. Além disso, a empresa ainda oferece assessoria aos seus franqueados, uma boa ajuda para o franqueado, não acha?
Através de consultoria e assessoramento, o empresário tem esclarecimentos e capacitação para oferecer os melhores serviços e o aumento da captação de clientes para o seu negócio, fortalecendo os negócios e aumentando os resultados da unidade e da rede franqueadora.
Todo empresário sabe que no empreendedorismo, o resultado positivo é quase tudo, é ele que vai mostrar se todo esforço, treinamento da equipe, adequação as normas da empresa e aprimoramento da operação estão ou não sendo satisfatórios. O bom empresário deve sempre buscar aprimorar sua gestão para alcançar as metas do negócio.
Contudo, ele não está sozinho, pois a franqueadora presta o suporte para que a unidade consiga atingir as metas e resultados estipulados, mas isso não tira a responsabilidade e autonomia do empresário de administrar corretamente o seu negócio.
Esses são alguns dos deveres e das responsabilidades do empreendedor e da franqueadora que desejam obter sucesso e bons resultados em seu negócio no setor de franchising, um dos segmentos que mais crescem no país, apesar da crise econômica. Acesse o site da Credfácil e saiba tudo sobre como abrir uma franquia de financeira agora mesmo!
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