Ser dono do próprio negócio: modelos e dicas para ter sucesso no empreendimento independente

Home    |    Blog
Ser dono do próprio negócio: modelos e dicas para ter sucesso no empreendimento independente

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais alimentando o sonho de ingressar em negócios em que possam ser seus próprios chefes. Por mais que seja desafiador, a ideia de gerenciar algo próprio, podendo atender às suas próprias demandas de forma autônoma é bastante convidativa. Existem diversas formas de ser dono do próprio negócio, mas não é qualquer uma que dá certo. Neste artigo, você vai entender melhor as maneiras de ser dono do próprio negócio, qual é mais benéfica e como ter mais chances de sucesso.

Antes de mais nada, vale ressaltar alguns números para se ter noção da importância dos pequenos negócios empresariais. No Brasil, eles são formados pelas micro e pequenas empresas (MPE) e pelos microempreendedores individuais (MEI). No nosso país, existem 6,4 milhões de estabelecimentos; destes, 99% são micro e pequenas empresas (MPE), sendo que as MPEs são responsáveis por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado, o equivalente a 16,1 milhões.

Ter o próprio negócio é de fato muito bom, mas é preciso muita pesquisa, conhecimento dos diversos tipos de negócios, das estratégias, das responsabilidades de cada alternativa e, sobretudo, saber que o processo pode apresentar muitos riscos. Mas há formas de minimizá-los quase totalmente. Dependendo do modelo que você optar, é possível começar o próprio negócio com bastante segurança. Veja a seguir os principais modelos:

  • Investir em franquias

Para quem está começando um novo negócio, investir em franquias é praticamente garantia de sucesso. Isto porque o empreendedor estará replicando um negócio que já foi criado, testado, aprimorado muitas vezes e enfim consolidado no mercado, com o nome reconhecido. Ou seja, ele entrará no mundo dos negócios muitos anos a frente do que se tivesse começado do zero, com mais da metade do caminho andado.

Optando por ser um franqueado, você recebe de seu franqueador manuais e treinamentos completos. Além disso, você dispõe de um relacionamento próximo com o parceiro comercial, e aprende sobre todo o sistema de gestão, a fim de manter o padrão de gerenciamento e de qualidade já estabelecidos. Nessa relação, todo o suporte necessário é fornecido, o que auxilia no sucesso do seu negócio, além da facilidade de poder se apoiar em uma marca que o público conhece e confia.

Franquias de sucesso bastante famosas são as redes de fast food, como Mc Donald’s, Burguer King, Subway, entre outros. Contudo, o setor financeiro é também um excelente mercado, já que independentemente da economia do país as pessoas sempre precisam de empréstimos pelos mais variados motivos: quitar uma casa, sobreviver a perda do emprego, pagar dívidas, arcar com o tratamento uma doença inesperada, ajudar a um amigo, entre muitos outros.

A CredFácil atua no mercado financeiro há mais de 15 anos, tendo franqueados no país todo, que apostam em sua credibilidade e seus diferenciais realmente competitivos. A CredFacil não cobra royalities e taxas de publicidade, não tem inadimplência, paga diariamente excelentes comissões e mais: faz parte de uma área de franquias de baixo e médio investimento mais bem avaliada no mercado.

  • Ser um sócio

Outra forma de começar um empreendimento próprio é se juntar a algum sócio que necessite de investimentos para viabilizar a abertura do novo negócio. Assim, ambos se tornam parceiros que unem interesses em comum para apostar em um empreendimento.

Neste caso, o esforço e dedicação terá que ser maior do que se você se apoiasse na experiência de um franqueador, pois será necessário construir tudo do zero, mas como benefício são duas mentes para pensar juntas em novas estratégias. Com dedicação e persistência, há possibilidades de crescimento, apesar de serem mais lentas do que no caso das franquias.

  • Começar do zero

Este é o caminho mais difícil e com maior quantidade de riscos. Começando do zero, mesmo com formação acadêmica e experiência na área, os caminhos para o sucesso costumam ser mais desafiadores do que os outros modelos. Porém, como todos os outros casos, com esforço e dedicação é possível alcançar o sucesso.

Porém, é preciso tomar um cuidado extra com a responsabilidade. Como você será seu próprio chefe e não terá inicialmente parceiros de trabalho, é possível que fique desleixado, comprometendo os resultados que você espera. Dedique-se bastante no começo, até que o empreendimento ganhe um espaço considerável no mercado. 

Como ser um empreendedor de sucesso em qualquer caso

Um dos maiores medos de quem aposta no sonho do negócio próprio é de não dar certo e acabar tendo muito prejuízo. Vimos qual modelo de negócio tem mais chance de dar certo – as franquias – porém, além disso, o empreendedor deve ter algumas preocupações em mente.  Os três principais requisitos de um negócio de sucesso é: 

  • planejamento prévio;
  • gestão empresarial eficiente;
  • comportamento empreendedor bem desenvolvido;

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a ausência desses fatores qualificam as principais causas pelas quais as empresas fecham. Por isso, são fatores importantíssimos para qualquer negócio.

Assim,  antes de ingressar em um novo negócio, faça uma pesquisa de mercado, descubra quais são os principais fatores do setor (qualidade, preços, formas e prazos de pagamento, acessibilidade, atendimento, entre outros). Quando começar o empreendimento, seja sonhador, ousado, inovador e não tenha medo do “não”.

Acima de tudo, estabeleça um plano de negócio (ou o estude caso já exista), assim como um plano de marketing, financeiro e operacional. Se for começar do zero, é interessante consultar alguns especialistas nos assuntos e documentos que farão parte da sua dinâmica trabalhista.

Neste artigo, vimos que apesar de existirem formas diversas de começar um novo negócio, a franquia é a opção mais segura e com chances mais altas e rápidas de retorno financeiro. Seja um franqueado CredFácil e realize o sonho de ingressar em um negócio próprio com muito sucesso. Clique aqui para saber mais!

Blog       17 de dezembro de 2019

ATENÇÃO!

A CredFácil jamais solicita pagamento antecipado aos clientes para iniciar operações. Se receber algum contato deste tipo, contate-nos.