É uma realidade o fato de que as franquias são modelos empreendedores que já possuem um grande potencial de mercado, retorno de investimento rápido e garantido, e tem atraído muitos brasileiros que buscam ter o seu próprio negócio. Contudo, muitas vezes, quem quer se tornar empreendedor se depara com um grande desafio: como obter capital para abrir uma franquia? E como abrir uma franquia de sucesso? Será que fazer um financiamento para franquia é uma boa alternativa para tirar os planos do papel?
Muitos não possuem capital suficiente para aquisição do próprio negócio para começar do zero, mesmo que o investimento seja baixo. Além do investimento inicial, o empreendedor também deve possuir capital de giro, ou seja, o valor necessário para que a empresa funcione enquanto não houver lucro.
Com a expansão deste segmento, alguns bancos oferecem condições especiais para facilitar o empréstimo para abrir uma franquia, com linhas de crédito especiais. Atualmente há programas e linhas de crédito específicos para o segmento de franquias. Os bancos disponibilizam o financiamento direto ao franqueado, mas também pode realizar parcerias com as franqueadoras para otimizar o processo. Para efetuar parcerias, as instituições fazem a análise do plano de negócios da franquia, o valor de investimento, o payback (ou retorno sobre o investimento), as taxas de retorno e o perfil do empreendedor.
A avaliação do crédito para abrir a franquia será analisada pela instituição financeira, para se ter certeza de que o credor conseguirá arcar com a despesa — ou seja — que o empreendimento trará o retorno esperado. Se esse for o caso, o dinheiro é liberado. Após essa avaliação, a taxa de juros é definida, ou a faixa de taxa de juros a ser utilizada de acordo com a política de cada instituição financeira.
A Credfácil é uma das melhores empresas para investir. No segmento financeiro e crédito, a empresa está na lista de uma das franquias com baixo investimento, baixo capital de giro e possui uma marca consolidada, assegurando o retorno do empréstimo. Sem dúvidas, se precisa de um financiamento para franquias nós podemos auxiliar para que você entre neste mercado e faça como os nossos mais de 80 franqueados, aumentar a lucratividade.
Se você se interessa em entra no segmento, dá uma lida no nosso artigo como abrir empresa de crédito, um ramo que cresce muito no Brasil e você pode avaliar a possibilidade de investimentos.