5 de fevereiro de 2018
Fonte: Uol Econômia, Bol, Portal do Franchising e Vip CEO.
Franquias baratas podem ser uma opção de trabalho num momento de crise, mas é preciso conhecer o setor e ver a seriedade do negócio. Também não se deve colocar todo o seu dinheiro na empreitada.
Adriana Auriemo, 43, diretora de microfranquias da ABF (Associação Brasileira de Franchising), diz que é preciso pesquisar sobre a empresa. “O franqueado deve conhecer bem as regras do jogo, tirar dúvidas, ligar para outros franqueados. Franquia não é um investimento financeiro. O franqueado tem que se identificar com o negócio tanto como cliente quanto como empresário”, declara.
O UOL listou 14 opções de franquia que custam de R$ 2.500 a R$ 50 mil. Em algumas delas, você pode trabalhar de casa. Todos os dados foram fornecidos pelas próprias empresas.
Faz limpeza e proteção automotiva a seco. O franqueado vai até o cliente e faz prestação de serviços no seu carro. A empresa oferece 12 tipos de serviço e três modelos de negócios: light, nano e box.
Atua como agência online de viagens. Por meio de notebook, tablet ou smartphone com conexão à internet, o franqueado vende pacotes e serviços de viagens, como estadias, passagens, passeios, traslados e aluguel de carro, por exemplo. A agência funciona totalmente online e pode ser operada de qualquer lugar.
Venda de serviços de turismo, como pacotes de viagens, passagens aéreas e rodoviárias, hospedagem em hotel e locação de veículos. Há dois modelos de negócios: home office e loja física.
Atua exclusivamente no sistema home office para venda de seguros em diversas áreas, como de carros, empresarial e condomínios, além de consórcios, previdência privada e seguros de vida, residencial e de viagem. O franqueado precisa de computadores, internet e telefone para trabalhar.
Franquia de cursos profissionalizantes na área de moda. São 56 cursos na grade da rede.
Este modelo home based é direcionado para quem já costura em casa. A ideia da empresa é transformar essa costureira em franqueada, para ela pode dar aulas de corte e costura e administrar a franquia. São seis opções de cursos no home based. A franqueada passa por treinamento, com metodologia e material da Sigbol Fashion.
Atua no segmento de limpeza e conservação de ambientes, oferecendo serviços como desbacterização, higienização e desinfecção.
Atua na assistência técnica para smartphones e tablets. Para iniciar uma unidade, é preciso dois profissionais: um para atendimento e um na área técnica.
A rede oferece serviços como empréstimos consignados, crédito pessoal, capital de giro, financiamentos e consórcios de imóveis, entre outros, fazendo a negociação com instituições bancárias. Atua por meio do modelo de negócio standard, exclusivamente em loja física.
O franqueado credenciado como agente financeiro pode acessar diretamente os bancos e fazer os cálculos necessários. Os que não têm esse credenciamento fazem apenas a captação do cliente e o preenchimento da proposta, ficando a franqueadora responsável por toda a parte de cálculo.
Escola de ensino tecnológico para crianças e adolescentes, com cursos nas áreas de programação, robótica, games, youtuber, edição de vídeos e imagens, entre outros.
Os franqueados recebem a capacitação técnica, estrutura e o material pedagógico para ministrar todos os cursos disponíveis no portfólio da escola.
Rede de franquia de créditos consignados, com taxas pré-negociadas. O sistema de relacionamento entre franqueado e cliente está no site da rede, que oferece software gratuito para gestão do negócio, 24 horas por dia.
Agenciamento de diaristas, como faxineiras, lavadeiras, passadeiras, cozinheiras e babás. A franquia ajuda, por exemplo, na montagem no negócio, na seleção, recrutamento e treinamento de profissionais e gerenciamento do negócio por meio de software próprio.
A rede personaliza capinhas de celular, além de vender esses itens com imagens prontas, acessórios para celular, películas e produtos de informática e eletrônicos. Possui quatro modelos de negócio: store in store (loja que pode funcionar dentro de supermercado, por exemplo), quiosque, loja de rua e loja de shopping.
Venda de produtos de informática e eletrônicos e assistência técnica de computadores, notebooks e impressoras.
Atua na produção de semijoias, com fabricação própria. O modelo express de franquia é móvel, composto por dez mostruários (chamados de “torres”) com as semijoias e que podem ser colocados em salões de beleza e academias, entre outros espaços, por exemplo. Não é preciso ter ponto comercial.
Segundo Adriana Auriemo, a lei de franquias exige que a empresa disponibilize ao interessado a Circular de Ofertas de Franquias (COF), com no mínimo dez dias de antecedência, antes de o negócio ser fechado. O COF traz informações como o perfil e o balanço financeiro da empresa e até a lista dos franqueados que já saíram da rede, diz ela.
É importante que o franqueado utilize esse documento para ler todos os detalhes e tirar suas dúvidas. Chamamos de alinhar as expectativas. Essa circular traz as regras do jogo, definindo o papel das partes. O candidato à franquia tem o direito de avaliar se quer entrar ou não no risco da operação.
Adriana Auriemo, diretora de microfranquias da ABF
Adriana também faz outra ressalva: nunca coloque todo o seu dinheiro no negócio. “O franqueado vai precisar ter capital de giro, contar com a sazonalidade do negócio, ter capital para ele se manter durante os primeiros meses da empresa”.