NA HORA DE CRESCER, É MELHOR SER UM MULTIFRANQUEADO OU APOSTAR EM UMA NOVA MARCA DE FRANQUIA?

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NA HORA DE CRESCER, É MELHOR SER UM MULTIFRANQUEADO OU APOSTAR EM UMA NOVA MARCA DE FRANQUIA?

26 de fevereiro de 2018

Fonte: Sua Franquia

Conheça a história de empreendedores que após adquirirem uma franquia e experiência, decidiram se tornar multifranqueados.

Os multifranqueados – franqueados que possuem mais de uma unidade da mesma marca – são cada vez mais comuns no mercado. Atualmente 74.5% das franquias têm multifranqueados, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).  Porém, na hora de crescer, empreendedores sempre entram na dúvida cruel se vale mais a pena investir em mais uma unidade da mesma marca ou optar por outra para diversificar investimento e atuação?

Essa é, sem dúvidas, uma ponderação importante a fazer. Entre os pontos positivos que estão na decisão de abrir uma nova unidade da mesma franquia pode ser a transferência de know-how, o que possivelmente pode ajudar a ter uma melhor gestão e sinergia do negócio.

Essa foi a lógica por trás da escolha de Murilo Tomas Cruvinel, franqueado da Rede Compre Certo. “Decidi investir em uma nova unidade da Compre Certo por já estar na rede e conhecer bem a marca. Além disso, com essa decisão pude uniformizar as lojas da forma como gostaria”, diz.

Já conhecer a rentabilidade de uma unidade franqueada pode fazer toda a diferença, independentemente do segmento. “A minha decisão de abrir mais uma unidade da Doctor Feet esteve muito ligada a alta perfomance da primeira loja e também por acreditar muito no potencial do setor de serviços, mais especificamente, de podologia”, diz a franqueada Carmen Rodrigues. “A rede é referência nesse mercado e possui mais de 20 anos”, finaliza.

Franqueados e franqueadores

“Nós já sentimos um crescimento na procura de franqueados por mais uma unidade. Somente este ano, três dos nossos franqueados abriram outras lojas, e já temos uma fila se programando para abrir mais unidades”, explica Claudinei dos Anjos, diretor-presidente da Anjos Colchões. A rede tem 54 lojas e 6 multifranqueados no total.

Replicar um modelo que está dando certo explica, em parte, por que os franqueados optam por ficar na mesma marca. “A grande motivação, sem dúvida, foi a boa rentabilidade que a primeira loja me ofereceu”, conta Márcio Pereira, franqueado da Casa de Bolos. Segundo ele, a decisão de abrir mais lojas já estava tomada logo na abertura da primeira unidade, em 2013, e o retorno financeiro que conseguiu só o impulsionou ainda mais.

Para o franqueador, o multifranqueado pode ser um grande parceiro no crescimento da marca como um todo, além de assegurar a efetividade do bom trabalho desempenhado por ambas as partes. “O empreendedor que aposta na franquia mais de uma vez gera indicadores que apontam satisfação e confiança, ajudando a nortear nossas ações e confirmar a eficácia do nosso trabalho”, avalia Fernando Massi, diretor da OrthoDontic, rede de franquias do ramo de saúde.

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A marca possui, hoje, 54 multifranqueados, do total de 180 unidades em funcionamento. Alguns deles, inclusive, já ganharam até premiações internas, como é o caso dos franqueados Fernando Silveira Rabelo e Carlos Filipe Silveira, que figuraram em 1º lugar na convenção na categoria “Melhor Desempenho em cidade com mais de 150 mil habitantes”.

O incentivo do franqueador, nesse caso, é um ponto e tanto a favor.  “Na época que decidi abrir uma segunda unidade da CredFácil, levei o assunto ao André Oliveira, fundador e diretor da rede, e ele me explicou como funcionava e me incentivou muito. Essa transparência e suporte explicam por que gosto tanto da marca”, conta  o franqueado Max Braga, que possui duas unidades da franquia especializada em serviços financeiros.

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