26 de outubro de 2017
Fonte: Economia – iG e Jota Contábil
Escolher o ponto comercial mais indicado para o seu tipo de negócio é o primeiro passo para ter sucesso; confira as principais dicas para acertar
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Por mais que todo empreendedor precise de ousadia e coragem, também é fundamental possuir conhecimentos técnicos e práticos sobre o segmento de mercado que pretende atuar. Aqueles que optam pelo modelo de franquias contam, na maioria das vezes, com suporte de uma equipe que não orienta apenas a produção, mas também a escolha e negociação do ponto comercial, usando estudos e pesquisas geográficas, por exemplo
Segundo o consultor da Franchise Solutions, Pedro Almeida, existem algumas regras cruciais para ter sucesso na seleção do ponto comercial . “O primeiro passo é analisar quantos negócios similares existem naquela área”, explica. “Também é necessário estudar o crescimento da população local e identificar os padrões de tráfego”, complementa. Confira dicas de algumas redes que estruturam estratégias para auxiliar os franqueados nesta tarefa:
Qualquer que seja o segmento, a primeira etapa é conhecer muito bem o negócio para definir a melhor localização, a fim de estar mais próximo possível do público-alvo. “Com um bom plano de negócio, o estudo do ponto aumenta muito a chance de você ter sucesso. Por exemplo, um negócio que necessita de promoção ativa, isto é, promotores de venda, a importância deste ponto estar próximo da loja, num lugar que passa um fluxo mínimo de pessoas do público-alvo é essencial. Às vezes, é melhor uma sobreloja no grande fluxo do que um imóvel térreo a 30 metros desse ponto”, garante Fernando Massi, diretor da OrthoDontic, rede de franquias pioneira em serviços ortodônticos
Não pense apenas em estar perto do cliente. É preciso levar em consideração como ele chegará até você: se costuma frequentar shopping ou prefere às ruas, se irá de carro ou ônibus. Algumas empresas se guiam por esses fatores para determinar os locais mais propícios, como a rede de farmácias mineira Compre Certo. “Um fator importante é que a loja esteja no lado positivo, sentido centro-bairro, que o local tenha estacionamento e que seja, preferencialmente, um ponto de esquina, com grande fluxo de pedestres e de fácil acesso”, pondera o sócio-diretor, Reinaldo Nascimento.
Observar onde o fluxo de pessoas é mais intenso, o que, em tese, representa maiores chances de atração de clientes, também é importante. Uma dica é fazer visitas ao local em dias e horários diferentes, para analisar esse fluxo e as características de consumo da região. Essa tática facilitará não só a escolha do ponto, como também a futura criação de estratégias para ampliar as vendas.
A Credfácil, rede de serviços financeiros, indica os pontos mais táticos ao segmento. “Damos preferência para locais perto de redes bancárias, farmácias e praças, tendo em vista que nosso público-alvo, os aposentados e pensionistas, circulam mais nessas regiões”, revela o presidente André Oliveira.
Ficar longe de concorrentes pode ser uma ótima opção para lguns negócios , mas para outros, como lojas de móveis, a melhor opção é estar perto deles. Esse consumidor não fará uma compra por impulso, demandando pesquisas e cotações e a proximidade com demais lojas desse segmento será vantajoso.
“Deslocamos um profissional para fazer algumas avaliações nos imóveis e nas redondezas, tais como fluxo de pessoas, espaço interno bom para a disposição dos produtos, estacionamento no local ou próximo, vida econômica da região aonde o espaço se localiza e vocação do local para uma loja de colchões ou que estejam mais próximo aos concorrentes, já que essa proximidade é um ponto a favor para nós”, ressalta Claudinei dos Anjos, presidente da Anjos Colchões.
Este item não costuma ser muito lembrado, mas a questão da higiene do local pode e deve ser determinante. Além de observar na qualidade do revestimento, que pode demandar mais limpeza e manutenção e, consequentemente, mais custo, fique atento se a construção atende as especificações do negócio, principalmente se for do segmento de alimentação.
Na rede de franquias Casa de Bolos, especializada em bolos caseiros, por exemplo, esse aspecto é essencial. “É muito importante que o franqueado entenda qual o tipo de imóvel ele deve buscar para a instalação da nossa operação, atendendo não apenas as nossas características operacionais, mas também as exigências sanitárias e legislativas do local. Utilizamos o manual de prospecção para informar e listamos as características principais e as consultas prévias que devem ser realizadas junto aos órgãos municipais”, revela Rodrigo Farinelli, gerente de marketing da rede.
Buscar um ponto comercial que já tenha atendido empresas do mesmo segmento é outra boa opção. “Avaliamos aqueles mais ‘prontos’ possíveis, ou seja, aqueles que requerem menor reforma e adaptação. São locais que eventualmente já foram uma cafeteria, doceria ou restaurante, por exemplo. Só depois que, então, começamos o contato e as primeiras negociações de aluguel, para que todos os franqueados tenham um custo ocupacional máximo de até 8% sobre o faturamento bruto do primeiro ano”, ressalta Renato Flora, sócio e diretor da Saladenha, rede de franquias especializada em alimentação saudável