Franquias: 3 mitos e verdades sobre investir, por André Oliveira, CEO da CredFácil
Confira, a seguir, a matéria na íntegra e fale conosco para empreender e lucrar muito como franqueado!
Fonte: Moneytimes
Será que franquias valem a pena? Aos 25 anos de idade, André Oliveira investiu R$ 10 mil em um negócio próprio. Comprou um computador, uma mesa e outros utensílios de escritório e fundou sua CredFácil .
Em um ano, depois de falir duas vezes, já tinha cerca de 20 lojas de sua operadora de crédito espalhadas só no Paraná . “E aí vi que o potencial, de fato, existia”, começa.
Em pouco tempo, André decidiu abrir seu selo para franqueados e hoje tem mais de 500 unidades espalhadas pelo Brasil todo. Com isso, virou uma referência nos serviços financeiros do Brasil .
“Hoje, tento fazer com que mais pessoas enxerguem essa oportunidade de investir, mostrando que o negócio é rentável. E quando um franqueado aparece, é papel nosso também acompanhá-lo no início da trajetória, mostrar o que funciona… É o que proponho com meu modelo de negócio e com o livro que lancei, ‘Tome Posse’, em janeiro deste ano”, confidencia.
Por outro lado, falar em investir em franquia no Brasil é uma faca de dois gumes. Especialmente na área de crédito no momento, já que o Brasil está em pleno ciclo de alta de juros , o que encarece os empréstimos .
De um lado, defendem que abrir negócio próprio é melhor. De outro, os números revelam que franquias funcionam muito bem para o mercado nacional.
Só para se ter ideia, levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou neste ano que o faturamento das franquias no Brasil passou de pouco mais de R$ 167 bilhões em 2020 para quase R$ 190 bilhões em 2021 — um crescimento nominal de 10,7%.
Ao Money Times , André lista três mitos e verdades sobre o negócio. Veja:
Empreender é para todos
“É verdade e não é (risos). Para empreender, a pessoa precisa ser gestora. Caso contrário, não vai conseguir manter a saúde financeira da própria empresa e a levará para a falência. Por isso treinamentos, avaliações e estudos são tão necessários, bem como instrução de controle emocional, que é algo já muito difundido no exterior e que retorna resultados reais no empreendedorismo”.
Segurança de investimento
“É fato que a franquia te dá uma certa segurança do aporte investido, porque a marca já vai apresentar uma metodologia própria que, de fato, funciona. Se não fosse assim, a empresa já não existiria, o que não é o caso. Reduzir o risco de um negócio dar errado, no mercado, já é uma enorme vantagem”.
Gestão e problemas
“Aquela coisa de que ‘o problema é sempre do outro’ não existe no mercado de franquias. ‘O outro’ vai, sim, te ensinar a tocar o negócio. Mas cada um precisa, depois, caminhar em conjunto. Cada empreendedor que escolhe esse modelo tem que ter responsabilidade nas escolhas para apresentar e colher os bons resultados”.
Confira nosso filme que representa como nosso CEO, André Oliveira , conseguiu vencer as barreiras para uma vida de sucesso: