Como está o mercado de franquia do Brasil - Franquias Credfácil
O segmento de franquias, assim como o de empréstimos , é um tipo de negócio que tem crescido a cada ano no país. Segundo a ABF (Associação Brasileira do Franchising), o mercado de franquias no Brasil faturou mais de R$40 bilhões entre abril e junho de 2018. Esse excelente desempenho se deve pelas sazonalidades e vendas do período, mas principalmente pela retomada da expansão das franqueadoras, que ajudaram muito a alavancar o resultado em comparação a 2017.
Neste artigo, vamos abordar como está o mercado de franquia do Brasil as tendências para os próximos meses, pois entendemos que esse é um assunto muito relevante e de extrema importância para quem pensa em investir em franquias de crédito, considerada um dos investimentos mais seguros para aplicar o seu dinheiro.
Veja o que será discutido neste texto:
- Mercado de franquias no Brasil nos últimos anos;
- Desempenho do Franchising Brasileiro em 2019;
- Tipos de franquias mais interessantes para se investir;
- Investir em franquias ou abrir uma empresa do zero?
Mercado de franquias no Brasil nos últimos anos
O Brasil conta com mais de 50 anos de história e experiência no ramo de franquias, sendo um tema constante na mídia brasileira de empreendedorismo e negócios. Para ter uma ideia de como o nosso país é referência no assunto de franquias, de acordo com dados da International Trade Administration , no ano de 2016 o Brasil era o 4º colocado entre os países com a maior quantidade de marcas de franquias e o 6º com mais unidades franqueadas.
É um mercado bastante desenvolvido e com suporte legal, através da Lei de franquias, que beneficia o empreendedor estabelecendo todas as informações necessárias que o franqueador deve transmitir ao investidor interessado em abrir uma franquia.
Temos também a Associação Brasileira do Franchising (ABF), responsável por informar e fomentar o mercado de franquias no país, representando os interesses do setor em conjunto ao governo. Essa associação fornece dados e resultados das empresas do setor todos os anos.
Para o ano de 2018, a ABF apontou que houve melhora nos índices de confiança, retomada da expansão e graças aos investimentos em inovação, o faturamento do setor de franchising alavancou.
Com um faturamento total de R$ 174,8 bilhões, 7,1% maior em relação a 2017, o setor demonstra um crescimento constante nos últimos 5 anos, evidenciando a segurança em se investir nesse segmento.
Desempenho do Franchising Brasileiro em 2019
De acordo com a ABF, até julho deste ano, o crescimento do franchising vem se mantendo estável com crescimento de 7,5% em relação aos dois últimos anos e o setor de franquias permanece gerando muitos empregos, um aumento de 2,05% em comparação ao 4º trimestre do ano anterior, que registrou a marca de 1,224 milhão de empregados e de 2017, com 1,2 milhão.
Houve também um aumento de abertura de novas franquias, 3,7% de novos negócios em relação a primeiro trimestre do ano passado.
Qual a melhor franquia para investir? Franquias mais rentáveis 2020:
Franquias Credfácil
Uma das franquias de baixo e médio investimento mais bem cotadas no mercado é sem dúvidas na área financeira. Não importa qual seja o cenário econômico do país, as pessoas sempre buscam empréstimos para os mais variados objetivos.
Um dos maiores destaques no mercado é a Credfácil , uma das maiores franqueadoras de crédito do país. Conta com mais de 160 unidades em diversas regiões do Brasil. Se está em dúvida sobre qual a melhor franquia para investir, o segmento de franquias de financeiras é uma aposta segura.
Franquias Boticário
O Boticário é uma das maiores franquias do país segundo dados da ABF. Contando com muitos pontos de venda no país, a marca foi responsável por originar diversas outras de destaque como a Quem Disse Berenice e Eudora.
Franquia Havaianas
A marca de chinelos mais famosas do Brasil começou como algo pequeno e se tornou um dos negócios mais rentáveis do setor com lojas em diversos países. O ponto forte da marca é sua reputação e nome, que garantem uma segurança e perenidade nos negócios.
Melhores setores para abrir uma franquia
Outros setores que se destacaram em 2019 foram o de Alimentação, Serviços Automotivos, Casa e Construção e o setor de Comunicação e Eletrônicos. Isso tende a se repetir em 2020.
Esses segmentos têm demonstrado inovações e tendências bastante pertinentes, um exemplo é o caso do setor de Alimentação, que adotou um sistema de franquias em quiosque. Mostraram-se fáceis de se montar, gerir e geram bons retornos financeiros.
Já em 2018, os principais setores foram Entretenimento e lazer, Hotelaria e turismo, e Serviços e outros negócios.
Investir em franquias ou abrir uma empresa do zero?
Sem dúvidas investir em franquias é mais interessante, e uma das principais vantagens em relação a começar um negócio do zero é que o modelo de franquias já traz consigo o negócio muito bem definido e estruturado. O empresário que opta por esse segmento não está adquirindo somente a marca, mas sim todos os procedimentos, identidade visual e técnicas que já vem sendo desenvolvidas e aprimoradas.
Além disso, o investimento para divulgar a marca é baixo, porque a marca já é consolidada no mercado e possui seu próprio departamento de marketing.
Caso fosse construir uma nova marca, o empreendedor precisaria ter mais paciência, dedicação e trabalho para conquistar o mercado até que começasse a dar lucro, além de ser necessário investir um valor muito maior do que seria ao investir em franquias.
A CredFácil não possui inadimplência e já é uma marca consolidada no mercado, sendo uma grande vantagem perante os outros tipos de negócio. Caso tenha interesse, não deixe de conferir mais detalhes sobre como ser franqueado da Credfácil!
O post Como está o mercado de franquia do Brasil apareceu primeiro em Credfácil - Franquias de financeiras e créditos .