Quais são as responsabilidades do franqueado?

Home    |    Blog
Quais são as responsabilidades do franqueado?

Ao aderir ao contrato de uma franquia, o empresário é responsável por uma série de responsabilidades relacionadas ao seu negócio. Mesmo o Franchising sendo um setor mais consolidado e com marcas fortes no mercado, o empreendedor deve ser um bom gestor de sua empresa. Vamos conhecer as responsabilidades do franqueado?

A boa gestão de uma franquia é um dos principais responsáveis pelo sucesso da unidade franqueada. O empresário torna-se um dos responsáveis para que isso ocorra, porém o empresário conta com o apoio e auxilio da franqueadora e isso facilita seu processo de gestão, aumentando as chances de sucesso na gestão.

Conheça aqui, os deveres e as responsabilidades de um franqueado, e prepare-se para ser um empreendedor de sucesso!

Principais responsabilidades do franqueado

  1. Cumprir as cláusulas contratuais

É essencial ao franqueado ler e compreender muito bem o contrato de franquia antes de sua assinatura, pois após isso ele é obrigado a cumprir totalmente as cláusulas que foram estipuladas pela franqueadora. O contrato de franquia visa garantir os interesses de ambas as partes do negócio, por isso o franqueado e franqueadora devem segui-lo criteriosamente.

Além disso, a franqueadora também estipula as metas e resultados que o empresário deve alcançar em sua unidade. O empreendedor deve empenhar-se ao máximo para atingir essas determinações, garantindo assim sucesso para sua unidade e da marca da rede franqueadora.

 

  1. Bom relacionamento com a franqueadora

A franqueadora oferece o suporte necessário para o empresário administrar seu negócio. Com isso, o empreendedor precisa ter um bom relacionamento com a franqueadora, mantendo sempre o contato de forma amistosa para que ambas as partes possam trabalhar para o sucesso da unidade franqueada.

A franqueadora é a responsável pelas ações de Marketing da marca, porém o franqueado precisa colaborar para que elas sejam bem aproveitadas e promovam o resultado desejado, que é o fortalecimento e crescimento da marca de das unidades franqueadas. O bom relacionamento dos dois lados favorece muito a conquista dos objetivos e metas da marca, afinal é isso que a franqueadora e o franqueado almejam e trabalham para que aconteça, não é mesmo?

 

  1. Prestar informações

O empresário deve prestar informações solicitadas pela franqueadora, sendo essa uma das responsabilidades e papel do franqueado. Isso vai ajudar na avaliação do alcance das metas e cumprimentos das cláusulas do contrato, além de ajudá-lo a identificar se a sua gestão e operação na unidade está sendo bem sucedida.

O franqueado deve ter em mente que as informações prestadas para a franqueadora são cláusulas já definidas no contrato da franquia, por isso é uma obrigação do empresário manter esse diálogo e fornecer informações para a marca franqueadora. Outra prática bem válida é o de encontro ou reuniões para que ambos possam expressar suas opiniões e façam o alinhamento das metas e consolidação do acordo entre franqueadora e franqueado.

 

  1. Coordenar a equipe e operação da unidade

Os funcionários que vão trabalhar na unidade precisam se adequar aos valores e missão da marca franqueadora. Dessa forma, o empresário deve treinar de forma completa a sua equipe de trabalho, para que as atividades do dia a dia estejam alinhadas com a visão e valores da franquia.

A operação na unidade também deve ser feita de acordo com o modelo de negócios proposto pela franqueadora. O empreendedor deve estar sempre atualizado e proativo a implantar ações para melhorar e tornar a operação dentro da unidade franqueada mais dinâmica.

 

  1. Colaborar para o crescimento e consolidação da marca

Lógico que a franqueadora é a grande responsável pela marca da empresa, porém o franqueado tem o dever de zelar e colaborar para o crescimento e fortalecimento da marca da franquia, e manter uma boa impressão na unidade franqueada colaboram para que isso aconteça.

É de extrema importância que, para que isso ocorra, o franqueado deve zelar pela qualidade na sua unidade, dos produtos e serviços comercializados, atendimento e equipe bem capacitada para exercer as suas atividades. Com unidade bem adequada às exigências da franquia, o consumidor terá uma melhor impressão da marca e dos serviços prestados, fortalecendo a marca e o crescimento do negócio como um todo.

Mas isso não é motivo para preocupações, pois muitas franqueadoras promovem treinamentos e oferecem consultoria aos seus franqueados, é o caso da Credfácil, que oferece franquias de crédito, um segmento de franquia que mais cresce no país. Além disso, a empresa ainda oferece assessoria aos seus franqueados, uma boa ajuda para o franqueado, não acha?

Através de consultoria e assessoramento, o empresário tem esclarecimentos e capacitação para oferecer os melhores serviços e o aumento da captação de clientes para o seu negócio, fortalecendo os negócios e aumentando os resultados da unidade e da rede franqueadora.

 

  1. Focar sempre em resultados

Todo empresário sabe que no empreendedorismo, o resultado positivo é quase tudo, é ele que vai mostrar se todo esforço, treinamento da equipe, adequação as normas da empresa e aprimoramento da operação estão ou não sendo satisfatórios. O bom empresário deve sempre buscar aprimorar sua gestão para alcançar as metas do negócio.

Contudo, ele não está sozinho, pois a franqueadora presta o suporte para que a unidade consiga atingir as metas e resultados estipulados, mas isso não tira a responsabilidade e autonomia do empresário de administrar corretamente o seu negócio.

Esses são alguns dos deveres e das responsabilidades do empreendedor que deseja ter sucesso e bons resultados em seu negócio no setor de franchising, um dos segmentos que mais crescem no país, apesar da crise econômica. Acesse o site da Credfácil e saiba tudo sobre como abrir uma franquia de financeira agora mesmo!

Blog       8 de fevereiro de 2018

ATENÇÃO!

A CredFácil jamais solicita pagamento antecipado aos clientes para iniciar operações. Se receber algum contato deste tipo, contate-nos.