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5 aprendizados essenciais para as franquias saírem mais fortes da crise

Não tem como negar que o mundo todo mudou drasticamente com a pandemia da Covid-19, não é verdade? Mas como em todo tipo de transformação, sempre conseguimos tirar bons ensinamentos e aprender com eles.

Nesse novo contexto que vivemos, muitas tendências para o franchising foram descobertas e devem permanecer também no pós-crise. Isto é, adaptações emergenciais na área de gestão, consumo, finanças, expansão e prestação de serviços que estão sendo necessárias agora, tendem a se tornar características permanentes do segmento de franquias no mundo após o coronavírus.

Por isso, as franquias devem analisar a gestão de negócio tanto no momento atual como também para o futuro. Nesse processo, é válido fazer uma retrospectiva de tudo que aconteceu na crise e se preparar para o mercado de franquias pós-coronavírus

E para te ajudar com isso, neste artigo separamos cinco principais aprendizados que este “novo normal” nos proporcionou. Com eles, esperamos possuir os recursos certos para sairmos mais fortes da crise.

Ser digital é indispensável 

Em todo tipo de negócio, ter uma boa presença digital é extremamente importante . Contudo, por conta da necessidade de isolamento social recomendada pela Organização Mundial de Saúde, as pessoas tiveram que ficar em casa, e com isso as empresas tiveram que apostar ainda mais no digital.

O que percebemos foi um grande pico de aumento na procura por serviços de forma virtual. Apenas entre janeiro e março deste ano, o e-commerce brasileiro cresceu em 26,7% , segundo dados da Compre&Confie. 

O aumento das vendas online entre fevereiro e março foi de 30,5% em comparação com o mesmo período no ano passado, segundo a ABComm.  E mais: é esperado um aumento de 30% nas vendas online depois da pandemia , segundo a FGV.

Com isso, observamos uma mudança no comportamento do consumidor: agora ele consome muito mais por meio da internet. 

Sua empresa possui uma boa estrutura para atender essa nova demanda e acompanhar o consumidor dando o suporte que ele precisa? Se não tiver, é hora de elaborar um plano para criar autoridade no mundo online, contando com ferramentas que dinamizem o processo comercial. Na CredFácil, você pode abrir uma franquia direto da sua casa , tendo treinamento 100% digital! Você atende os clientes à distância, com contratos digitais, podendo faturar até R$10.000,00 por mês! E tudo que você precisa é de um computador com internet.

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Um suporte eficaz do franqueador é essencial

Um dos muitos benefícios de ser um franqueado é que você nunca está sozinho ou desamparado. A franquia tem dever de oferecer aos franqueados suporte e orientações para fazer a gestão da crise e lidar com as adversidades.

Sendo um franqueado, você conta com a expertise e credibilidade de uma empresa que tem autoridade no mercado. Com a pandemia, esse diálogo entre franqueador e franqueado se tornou ainda mais importante.

A comunicação, que visa alinhar posicionamentos, guiar os parceiros e transmitir orientações em um momento tão incerto e atípico, tem sido essencial para que os franqueados permaneçam engajados e motivados a superar os desafios.

Dessa forma, vemos a importância de aprimorar ainda mais esse relacionamento, buscando novos recursos no mundo digital. 

Na CredFácil, oferecemos treinamento completo EAD e presencial com os melhores especialistas, contando com uma universidade corporativa e materiais personalizados!

Saúde mental é muito importante

Estudos mostram como a pandemia afetou a saúde mental das pessoas. A ansiedade é o transtorno mais presente no período de pandemia da Covid-19, segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde. Além do problema da ansiedade, constatada em 86,5% dos respondentes, observou-se uma manifestação moderada de transtorno do estresse pós-traumático (45,5%).

De fato, a pandemia gerou diversos transtornos em muitas pessoas, e ficou ainda mais evidente a importância de, acima do trabalho, das metas, dos lucros, é preciso priorizar a saúde mental de toda a equipe . De nada adianta ter o melhor plano de negócios se não houver pessoas com a saúde mental em dia para operar.

Sendo assim, as empresas devem se preocupar com planos para cuidar do bem-estar dos colaboradores, que podem prever atendimento psicológico, folgas esporádicas, palestras, reuniões de integração, exercícios físicos, entre outros. 

Quanto melhor os colaboradores estiverem, emocional e fisicamente, maiores as chances de seu negócio prosperar!

É necessário preparar-se financeiramente

Com a pandemia, o orçamento provavelmente deu uma apertada e algumas mudanças tiveram que ser feitas, não é mesmo? 

Por isso, é importante fazer uma análise de caixa, realizar um diagnóstico financeiro , pensar na necessidade de reduzir custos, rever as estratégias adotadas, fazer investimentos certeiros para movimentar o caixa, e muito planejamento para não cair em dívidas ou dificuldades futuras.

O planejamento financeiro é a base de tudo, e com ele as chances de sua empresa sofrer com falta de recursos é muito menor. Procure seguir as orientações do franqueador e profissionais do ramo! 

Se reinventar é preciso

Praticamente todos os ramos do mercado tiveram que se reinventar.  Sair da zona de conforto, pensar em soluções, estratégias, alternativas, foi inevitável nesse momento.

As empresas precisaram agir rapidamente, pensando em novos modelos de negócio (home office, etc), serviços e produtos diferenciados, além de formas de vender à distância.

Infelizmente, esse processo de inovação em massa foi ocasionado por um contexto muito grave. Contudo, não precisamos esperar uma próxima crise para percebermos a importância da transformação.

Movimentos e alterações de mercados, transformações no modo de agir do consumidor e outros fatores mais corriqueiros também podem exigir que as franqueadoras atualizem suas estratégias, posicionamentos e formatos de franquias.

 

O movimento de mudança deve ser constante: precisamos nos reinventar a todo momento, buscando fazer diferente e nos destacar dos demais, trazendo soluções cada vez mais atrativas e acessíveis ao cliente, inovando a todo momento. Esperamos que seu negócio esteja ainda mais forte depois dessa crise. Nós da CredFácil estamos mais do que preparados, e mesmo nesse momento difícil, nossos franqueados tiveram sucesso de vendas, oferecendo às pessoas soluções para seus problemas. Entre em contato e seja um franqueado!

 

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