Tendências do mercado de franquias para 2021: o que guiará o setor no próximo ano?

Home    |    Blog
Tendências do mercado de franquias para 2021: o que guiará o setor no próximo ano?

O mercado de franquias está entre os melhores investimentos para 2021, sendo um grande responsável pela movimentação da economia do país. Muitos têm apostado na abertura de franquias, e não é à toa que o número de empreendedores no Brasil está cada vez mais alto. 

Segundo dados do Monitor Global de Empreendedorismo (GEM), o Brasil deve atingir o maior patamar de empreendedores iniciais em relação aos últimos 20 anos, resultando em um quarto da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou com um negócio de até três anos e meio de atividade.

A pandemia da Covid-19 tem influência direta nesse aumento: embarcar no próprio negócio foi uma excelente solução encontrada nesse momento de crise, possibilitando o desenvolvimento de novas fontes de renda e até mesmo a independência financeira.

Nesse cenário, as franquias são um dos principais alvos de quem quer começar o próprio negócio com muita segurança. 

Apesar do mercado de franquias ter sofrido uma grande queda no início da pandemia, dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que a recuperação está acontecendo a todo vapor, e trazendo novas tendências para 2021.

Se você procura investimentos para 2021, sem dúvidas deve pensar na abertura de uma franquia, atentando-se às principais tendências do setor que você verá a seguir.

Intensificação do suporte do franqueador

No momento de crise, muitos trabalhadores se viram sem saída, mas os donos de franquias tiveram a facilidade de obter suporte do franqueador. 

O franqueador provavelmente já passou por momentos de instabilidades e crises ao longo de sua jornada, e com isso juntou seus aprendizados. Ele possui expertise e conhecimento de causa para ensinar aos franqueados as melhores estratégias para contornar a crise.

Outro ponto importante é a colaboração entre franqueados da rede que, muitas vezes, é capaz de trazer ideias que são vantajosas para todos. Já um empreendedor que decide investir em uma operação individual não possui essa força colaborativa tão valiosa.

Seja um momento conturbado ou não, o suporte do franqueador é essencial para a abertura de qualquer franquia. E essa necessidade se intensificou na pandemia, por isso ter um bom suporte tem sido crucial na hora escolher a franquia ideal para abrir.

Sendo assim, pesquise sobre a rede de franquias que você pensa em investir em 2021, e analise se ela realmente oferece um suporte eficaz aos franqueados.

A CredFácil possui mais de 240 unidades pelo Brasil, graças à sua excelente gestão de negócio e oferecimento de suporte completo, com apostilas exclusivas e treinamento presencial ou à distância. Saiba mais!

E-commerce, delivery e operação home based

Muitas pesquisas já comprovaram que desde o início da pandemia houve um grande aumento nos serviços de delivery (sobretudo no ramo alimentício), e-commerce e home based.

Com o home office em alta, abrir uma franquia ou microfranquia dentro de casa é um dos melhores investimentos para 2021. Dependendo do tipo de franquia, é possível que você trabalhe no conforto de casa, oferecendo soluções de forma totalmente digital. 

O perfil do consumidor mudou e a tendência é que continue assim. Agora, as pessoas querem, cada vez mais, soluções práticas, rápidas e customizadas. 

De acordo com dados da ABF, o número de unidades operantes em casa, na modalidade home office, vinha crescendo há alguns anos e em 2020 teve seu ápice. Em 2018, essa modalidade era usufruída por 4,1% das unidades. Já em 2020, esse número cresceu para 7,1%. 

Em contrapartida, as lojas de rua diminuíram. Em 2018, 65,2% das unidades eram físicas, e em 2020 esse número diminuiu para 63,4%. Mas o percentual ainda está maior em relação a 2019 (61,3%), o que indica que houve um crescimento na abertura de lojas físicas em relação ao ano passado, mesmo na crise. 

Especialistas apontam ainda para uma redução no tamanho das lojas, já que o mundo digital ganhou bastante força e muitas operações podem ser realizadas por lá.

A CredFácil oferece treinamento completamente digital, e você pode trabalhar da sua casa, tudo que você precisa é de um computador com internet!

Ganhe dinheiro sem sair de casa

Presença digital

Investir em marketing digital para empresas já era super importante antes da pandemia, mas agora é indispensável. 

Quanto mais facilidades e recursos digitais a empresa oferecer, maiores suas chances de lucro. Quanto mais visibilidade tiver nos canais de comunicação adequados ao público-alvo, e quanto melhores e mais convincentes forem os conteúdos, maior é a probabilidade de obter um grande leque de clientes.

Abrindo uma franquia CredFácil, nós já cuidamos de toda a publicidade, e você também não precisa pagar royalties. Saiba mais!

Preferência por negócios seguros 

Os investimentos para 2021 mais procurados serão aqueles que oferecem maior segurança. Depois de um ano tão incerto e bastante instável, os investidores buscam agora negócios sólidos, rentáveis e de baixo risco, preferencialmente que estejam em alta no mercado.

Se você busca os melhores investimentos para 2021, pesquise bastante as franquias que estão em alta no mercado, quantas existem na mesma rede e quais são os riscos.

Abrir uma franquia CredFácil é um negócio muito seguro, já que oferece um produto que as pessoas sempre precisam, independentemente do cenário do país: o dinheiro. Pelos mais diversos motivos, as pessoas sempre precisam e sempre vão precisar de empréstimos, fazendo do ramo financeiro um excelente mercado, com alta rentabilidade e baixo risco.

Maior facilidade de abertura de franquias

A taxa básica de juros (Selic) atingiu uma baixa histórica em 2020, resultando em juros muito baixos. Com isso, o financiamento ficou muito mais fácil e barato, fazendo deste ano e de 2021 excelentes momentos para investir na abertura de uma franquia.

Outro ponto importante é que o governo tomou algumas ações para contornar a crise e movimentar a economia que beneficiaram muito as franquias de crédito. 

Além disso, a crise também fez com que os valores de aluguel baixassem, facilitando para quem quer começar um novo negócio abrindo uma loja física.

Comece um novo negócio abrindo um mini banco na sua cidade!

Recuperação e expansão

Para 2021 em diante, as expectativas são bastante promissoras. O ano de 2021 ainda é incerto, mas a aposta é que o setor de franquias permaneça se recuperando aceleradamente e volte a ter grandes faturamentos como nos anos anteriores.

Segundo pesquisa da ABF, as redes participantes do estudo demonstram otimismo na recuperação no último trimestre do ano de 2020, pegando fôlego para 2021. O otimismo está relacionado ao aumento do Índice de Confiança do Empresariado (FGV-IBRE), que estava em 25% em 2019 e tende a subir para 38% segundo a pesquisa. 

índice de confiança do empresariado

Se você busca investimentos para 2021, abra uma franquia CredFácil e passe a faturar até R$10.000,00 por mês, sem sair de casa! Entenda.

Blog       17 de dezembro de 2020

ATENÇÃO!

A CredFácil jamais solicita pagamento antecipado aos clientes para iniciar operações. Se receber algum contato deste tipo, contate-nos.