logo-credfacil

Como abrir uma franquia de credito na Credfacil?

O mercado das franquias no Brasil está em expansão. Para empreendedores que buscam investir em um negócio seguro e em uma marca já consolidada, 2017 pode ser o momento para aplicar em uma rede franqueada.

Em levantamento prévio realizado pela Associação Brasileira de Franchising, revelou-se que o faturamento do setor de franquias, em 2016, cresceu 8% em relação a 2015 – passando de R$ 139,593 bilhões para cerca de R$ 150 bilhões. A projeção, para 2017, é que a receita cresça de 7 a 9% (Santander – Negócios e Empresas, 2017). Mas como funciona uma franquia?

Segundo o artigo segundo da Lei nº 8955, “Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”

Para ter o direito do uso da marca da empresa franqueadora, é necessário o pagamento da aquisição e arcar com uma mensalidade, que vai depender do segmento da franquia e dos níveis de faturamento. Todos esses valores, além de direitos e deveres do franqueador e do franqueado, estarão estipulados no contrato.

Existem outras taxas que podem ser cobradas. Todas elas vêm especificadas na Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um documento desenvolvido pelo franqueador e que contém todas as condições do negócio, como deveres, responsabilidades das partes e aspectos legais. Portanto, o COF deve ser analisado com cautela pelo franqueado.

Transferência de Know How

Para o sistema de franquias funcionar perfeitamente, o franqueador transmite todo o know how e o franqueado aplica as ações em sua unidade. Para facilitar, o franqueado tem uma equipe de suporte para auxiliar em suas dúvidas.

Não é à toa que o mercado de franquias vem crescendo no Brasil. Esse sistema traz inúmeros benefícios para o franqueado. Uma das grandes vantagens das franquias é o fator segurança. Outra vantagem é a facilidade de crédito para os franqueados, pois grande parte das franquias são conveniadas com a Caixa Econômica Federal, facilitando o financiamento do negócio. Mas como abrir uma franquia ?

Seja uma franquia financeira ou de qualquer outro segmento, elas têm etapas em comum para sua abertura.

7 Etapas para abrir sua franquia:

  1. Inicialmente, deve-se realizar uma pesquisa de mercado e de franquia e analisar se o segmento e a franquia escolhida condizem com seu perfil.
  2. Entre em contato com o franqueador. Nesse passo, é realizado um cadastro, geralmente pela internet, para avaliar o perfil do candidato;
  3. Encontro do franqueador com o franqueado. Nessa etapa, o candidato a franqueado já teve seu perfil aprovado e uma reunião é realizada. Algumas dúvidas podem ser tiradas nesta etapa e a COF é apresentada;
  4. Contrato. Cada clausula deve ser analisada antes da assinatura, visto que após a assinatura a taxa da franquia é recolhida. Com o fechamento do contrato, o franqueado recebe o cronograma e todo o know how do franqueador para executar os próximos passos;
  5. Escolha do ponto comercial, sua locação e adaptação. Nesta etapa você conta com o auxílio do franqueador e deve obedecer a algumas regrinhas para obter o alvará de funcionamento da prefeitura;
  6. Treinamento. O franqueador disponibilizará um treinamento para que você e sua equipe atuem dentro dos padrões da franquia. Nessa etapa, é importante ler o manual de operações e tirar todas as dúvidas com o suporte da franquia;
  7. Inauguração de sua unidade. Neste último passo, dedique-se a seu negócio e não hesite em contatar o suporte quando dúvidas ou problemas surgirem.

Mas como abro uma franquia CredFácil?

Para facilitar seu entendimento, vamos citar como exemplo a CredFácil e como funciona seu processo de abertura de uma franquia.

A CredFácil é uma franquia financeira que está em expansão no Brasil. Seu grupo atua desde 2004 no ramo de empréstimos e financiamentos e tem a missão de oferecer soluções financeiras para todas as pessoas que necessitam de crédito através das instituições conveniadas, por meio dos franqueados, proporcionando assim felicidade e realização pessoal a todos os brasileiros. As franquias da marca oferecem:

  • Crédito para aposentados e pensionistas;
  • Crédito para servidores públicos;
  • Crédito no carnê para assalariados e autônomos;
  • Credito para negativados;
  • Financiamento e refinanciamento de veículos;
  • Refinanciamento de imóveis, consórcios e seguros.

Para abrir uma franquia da CredFácil, primeiramente, observe se seu perfil atende ao perfil do franqueado. Estando dentro do perfil, você deverá preencher o cadastro no site, onde uma análise prévia será realizada. Logo em seguida, será realizada uma entrevista com o gerente de expansão regional e o diretor de franquias. Caso seu perfil seja aprovado, haverá uma reunião para o recebimento da Circular de Oferta de Franquia e a assinatura do contrato de Franquia e recebimento dos manuais. Após a assinatura, deverá ser determinada a localização do ponto comercial, sua reforma e adaptação. Com o ponto comercial pronto, deverão iniciar-se os treinamentos teórico e prático do franqueado e de sua equipe, e por fim o início das operações.

Agora que já sabe como abrir uma franquia, analise o mercado e encontre a franquia que mais se encaixe com seu perfil e mãos à obra!

Fonte: Santander – Negócios e Empresas, 2017. < https://www.santandernegocioseempresas.com.br/detalhe-noticia/como-esta-o-mercado-de-franquias-no-brasil.html > disponível em 12/10/2017 às 11h.
LEI Nº 8.955, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1994.
22 abr., 2024
Credfácil na Feira de Franquias em Porto Alegre! É com grande entusiasmo que anunciamos a participação da CredFácil na próxima feira de franquias, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de maio de 2024, no Barra Sul Shopping, em Rio Grande do Sul. Estaremos presentes no evento em um espaço vibrante e dinâmico, pronto para compartilhar não apenas nossa marca, mas também um pouco do ecossistema CredFácil, nossa visão e nosso compromisso com o sucesso e o crescimento dos empreendedores que desejam fazer parte de nossa rede. Durante os dias do evento, apresentaremos o modelo de negócios da franquia CredFácil, destacando os diferenciais que a tornam uma escolha sólida para quem busca investir em uma franquia de crédito. Nossa equipe estará à disposição para esclarecer dúvidas, fornecer informações detalhadas e, é claro, celebrar novas parcerias. A CredFácil espera por você entre os dias 17 e 19 de maio de 2024 para criar conexões significativas, trocar experiências enriquecedoras e explorar novos horizontes de crescimento e expansão. Contamos com sua presença! 💚🧡
03 abr., 2024
Queremos Você na Nossa História: Seja Parte da CredFacil!
Por André Oliveira 19 mar., 2024
Credfácil estará na feira da ABF (Assiciação Brasileira de Franchising)
Mais postagens
Share by: