Você sabe o que é uma microfranquia? Conheça as vantagens, desvantagens e saiba se esse modelo é para você!

Home    |    Blog
Você sabe o que é uma microfranquia? Conheça as vantagens, desvantagens e saiba se esse modelo é para você!

Está pensando em se tornar dono do próprio negócio? Para quem busca bom faturamento, retorno rápido e praticidade, a microfranquia é o modelo de negócio ideal.

O segmento de franquias (franchising) tem boas perspectivas para 2022 e promete aumentar em pelo menos 9% o seu faturamento este ano! Uma solução para quem quer aproveitar este ótimo momento do mercado, mas deseja investir uma taxa inicial menor,  são as microfranquias.

Confira neste artigo o que é microfranquia, seus modelos, vantagens, desvantagens e saiba se este negócio é para você! 

O que é uma microfranquia?

Primeiramente, é preciso ter em mente a definição de franquia convencional, para depois conhecer a sua ramificação altamente rentável e vantajosa. 

Franquia é um sistema no qual o franqueador cede o direito de uso de marca e de distribuição de produtos e serviços para o franqueado. Esse modelo é regido pela Lei de Franquia Empresarial (Lei nº 8.955/1994).

Agora, o que é microfranquia? As microfranquias seguem o mesmo sistema de réplica de negócios, mas possuem muitas vantagens por ser um negócio menor.

O modelo exige um investimento inicial bem menor comparado ao das franquias tradicionais. Além disso, possibilitam a liberdade geográfica, a qual falaremos mais adiante.

Microfranquia x outros modelos de negócios

A grande diferença entre microfranquia e modelo de negócio convencional, além da economia no investimento, é que na microfranquia você começa a empreender com uma marca já consolidada no mercado.

Isso torna tudo mais acessível para pessoas na posição de empregado que desejam empreender.

Agora que já sabe o que é microfranquia, é hora de conhecer mais sobre o contexto de mercado deste modelo no nosso país.

Setor consolidado

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em  2021, o franchising faturou R$185 bilhões e a expectativa é que o faturamento em 2022 seja 9% maior que o ano anterior.

Além do franchising ser altamente consolidado no Brasil,  uma das vantagens de microfranquia é que ela está em crescimento por ser um negócio prático, fácil e lucrativo. Essa evolução garante ainda mais segurança para quem pretende ingressar nesse negócio.

Falando em consolidação, a CredFácil é um grande exemplo de franqueadora de microfranquias que está há mais de 15 anos no mercado.

Oferecemos o modelo home office como solução para você que deseja desembolsar um baixo investimento e empreender de casa! Confira.

Ganhe dinheiro sem sair de casa - Credfácil

Vantagens e desvantagens

Vantagens: entenda porque é um bom negócio

Existem inúmeras vantagens da microfranquia. A maior delas, pode-se dizer que é trabalhar em um negócio pelo fato de já serem testadas e consolidadas no mercado. Além do mais, as pessoas tendem a confiar no que elas já conhecem previamente, e é por esse motivo que a microfranquia é uma opção tão segura.

Agora, outra das vantagens da microfranquia é a possibilidade de começar a empreender com poucos recursos.

Daremos o exemplo da CredFácil para tornar a situação mais clara: o home office é um excelente modelo de microfranquia digital que oferecemos.

Para iniciar no mercado, o investimento inicial é de apenas R$14.900. Você pode prestar serviços financeiros trabalhando de casa, precisando apenas de um notebook e acesso à internet.

home office

Outra das inúmeras vantagens da microfranquia é, sem dúvidas, a liberdade geográfica.

O modelo home based é o sistema de franquia virtual, muito comum nos Estados Unidos e que cada vez mais tem sido implementado no Brasil, principalmente depois da pandemia da Covid-19. Com ele, você pode trabalhar em qualquer lugar!

vantagens home office

• Desvantagens

Não são só benefícios, há algumas desvantagens, que, na realidade, são relativas de acordo com o perfil de cada empresário. Dentro do modelo de microfranquia, assim como na franquia convencional, o franqueado possui pouco poder de decisão limitado.

Essa característica pode ser uma vantagem para os que buscam um negócio prático, com modelo pronto, métodos definidos e rápido retorno financeiro, mas pode ser desvantajosa para quem não deseja ter interdependência. 

Outro ponto que, para alguns, pode não ser considerado uma das vantagens da microfranquia é o baixo potencial de inovação

Afinal, o que é microfranquia? Como já falamos anteriormente, é um modelo pronto de negócio, isto é, não é necessário adaptá-lo ou inovar, pois sua eficiência já é comprovada.

Ganhe dinheiro sem sair de casa - Credfácil

Modelos de microfranquias

Se você quer apostar nesse tipo de negócio, saiba que existem três modelos de microfranquias disponíveis, e eles se diferenciam de acordo com a remuneração do franqueado. Veja a seguir qual se encaixa melhor com você!

Franquia de distribuição

Neste modelo, o franqueado não precisa pagar a taxa inicial ou de royalties, o que ele paga ao franqueado é o valor de acordo com os produtos vendidos. A CredFácil também não cobra taxa de royalties, e além dessa isenção, nós também não cobramos taxa de publicidade!

Franquia mista

Este é o modelo mais comum. Aqui, o franqueado deve pagar taxas de royalties, taxa de franquia e de fornecimento de produtos para que possa operar como franquia.

Franquia pura

Neste modelo, o franqueado deve pagar taxa de royalties, mas é ele quem se preocupa com o fornecimento do produto, ou seja, não recebe do franqueador! 

Por fim, como decidir se abrir uma microfranquia é o negócio certo para você?

O modelo de microfranquia pode ser a melhor opção para você se lançar no mercado e, ao mesmo tempo, fazer um investimento seguro para a sua vida. 

Com poucos recursos, é possível ir muito longe, e o modelo home office da CredFácil é a prova viva disso. Muita gente já abriu negócio nesse formato e estão lucrando muito com a CredFácil! Aqui, você vai vender o que todo mundo sempre precisa: dinheiro! 

Quer um modelo de negócio mais “pé no chão”? A partir de 3 meses, você pode conseguir o retorno do seu investimento sendo franqueado CredFácil. 

Mas se ainda está em dúvida se esse modelo é para você, responda as seguintes questões:

  • Gostaria de trabalhar em casa? 
  • Quer conquistar a liberdade geográfica?
  • Deseja ser dono do próprio negócio com poucos recursos?
  • Procura um modelo de negócio prático e pré-definido?

Se pelo menos uma das respostas for sim, a microfranquia é para você. Seja bem-vindo a uma nova jornada rumo à alta rentabilidade! Fale com a gente e comece agora em qualquer lugar do Brasil.

Blog       2 de junho de 2022

ATENÇÃO!

A CredFácil jamais solicita pagamento antecipado aos clientes para liberação de crédito. Se receber algum contato deste tipo, contate-nos.