logo-credfacil

Como está o mercado de franquia do Brasil - Franquias Credfácil

 

O segmento de franquias,   assim como o de empréstimos  , é um tipo de negócio que tem crescido a cada ano no país. Segundo a ABF (Associação Brasileira do Franchising), o mercado de franquias no Brasil faturou mais de R$40 bilhões entre abril e junho de 2018. Esse excelente desempenho se deve pelas sazonalidades e vendas do período, mas principalmente pela retomada da expansão das franqueadoras, que ajudaram muito a alavancar o resultado em comparação a 2017.

 

Neste artigo, vamos abordar como está o mercado de franquia do Brasil as tendências para os próximos meses, pois entendemos que esse é um assunto muito relevante e de extrema importância para quem pensa em investir em franquias de crédito, considerada um dos investimentos mais seguros para aplicar o seu dinheiro.

Veja o que será discutido neste texto:

  • Mercado de franquias no Brasil nos últimos anos;
  • Desempenho do Franchising Brasileiro em 2019;
  • Tipos de franquias mais interessantes para se investir;
  • Investir em franquias ou abrir uma empresa do zero?

Mercado de franquias no Brasil nos últimos anos

 

O Brasil conta com mais de 50 anos de história e experiência no ramo de franquias, sendo um tema constante na mídia brasileira de empreendedorismo e negócios. Para ter uma ideia de como o nosso país é referência no assunto de franquias, de acordo com   dados da International Trade Administration  , no ano de 2016 o Brasil era o 4º colocado entre os países com a maior quantidade de marcas de franquias e o 6º com mais unidades franqueadas.

 

É um mercado bastante desenvolvido e com suporte legal, através da Lei de franquias, que beneficia o empreendedor estabelecendo todas as informações necessárias que o franqueador deve transmitir ao investidor interessado em abrir uma franquia.

Temos também a Associação Brasileira do Franchising (ABF), responsável por informar e fomentar o mercado de franquias no país, representando os interesses do setor em conjunto ao governo. Essa associação fornece dados e resultados das empresas do setor todos os anos.

 

Para o ano de 2018, a   ABF apontou que houve melhora  nos índices de confiança, retomada da expansão e graças aos investimentos em inovação, o faturamento do setor de franchising alavancou.

 

Com um faturamento total de R$ 174,8 bilhões, 7,1% maior em relação a 2017, o setor demonstra um crescimento constante nos últimos 5 anos, evidenciando a segurança em se investir nesse segmento.

Desempenho do Franchising Brasileiro em 2019

De acordo com a ABF, até julho deste ano, o crescimento do franchising vem se mantendo estável com crescimento de 7,5% em relação aos dois últimos anos e o setor de franquias permanece gerando muitos empregos, um aumento de 2,05% em comparação ao 4º trimestre do ano anterior, que registrou a marca de 1,224 milhão de empregados e de 2017, com 1,2 milhão. 

Houve também um aumento de abertura de novas franquias, 3,7% de novos negócios em relação a primeiro trimestre do ano passado. 

Qual a melhor franquia para investir? Franquias mais rentáveis 2020:

Franquias Credfácil 

Uma das franquias de baixo e médio investimento mais bem cotadas no mercado é sem dúvidas na área financeira. Não importa qual seja o cenário econômico do país, as pessoas sempre buscam empréstimos para os mais variados objetivos. 

 

 Um dos maiores destaques no mercado é a Credfácil , uma das maiores franqueadoras de crédito do país. Conta com mais de 160 unidades em diversas regiões do Brasil. Se está em dúvida sobre qual a melhor franquia para investir, o segmento de franquias de financeiras é uma aposta segura.

 

Franquias Boticário

O Boticário é uma das maiores franquias do país segundo dados da ABF. Contando com muitos pontos de venda no país, a marca foi responsável por originar diversas outras de destaque como a Quem Disse Berenice e Eudora.

Franquia Havaianas

A marca de chinelos mais famosas do Brasil começou como algo pequeno e se tornou um dos negócios mais rentáveis do setor com lojas em diversos países. O ponto forte da marca é sua reputação e nome, que garantem uma segurança e perenidade nos negócios.

Melhores setores para abrir uma franquia

Outros setores que se destacaram em 2019 foram o de Alimentação, Serviços Automotivos, Casa e Construção e o setor de Comunicação e Eletrônicos. Isso tende a se repetir em 2020.

Esses segmentos têm demonstrado inovações e tendências bastante pertinentes, um exemplo é o caso do setor de Alimentação, que adotou um sistema de franquias em quiosque. Mostraram-se fáceis de se montar, gerir e geram bons retornos financeiros.

Já em 2018, os principais setores foram Entretenimento e lazer, Hotelaria e turismo, e Serviços e outros negócios.

Investir em franquias ou abrir uma empresa do zero?

Sem dúvidas investir em franquias é mais interessante, e uma das principais vantagens em relação a começar um negócio do zero é que o modelo de franquias já traz consigo o negócio muito bem definido e estruturado. O empresário que opta por esse segmento não está adquirindo somente a marca, mas sim todos os procedimentos, identidade visual e técnicas que já vem sendo desenvolvidas e aprimoradas. 

Além disso, o investimento para divulgar a marca é baixo, porque a marca já é consolidada no mercado e possui seu próprio departamento de marketing.

Caso fosse construir uma nova marca, o empreendedor precisaria ter mais paciência, dedicação e trabalho para conquistar o mercado até que começasse a dar lucro, além de ser necessário investir um valor muito maior do que seria ao investir em franquias.

 

A CredFácil não possui inadimplência e já é uma marca consolidada no mercado, sendo uma grande vantagem perante os outros tipos de negócio. Caso tenha interesse, não deixe de conferir mais detalhes sobre   como ser franqueado da Credfácil!

 

03 abr., 2024
Queremos Você na Nossa História: Seja Parte da CredFacil!
Por André Oliveira 19 mar., 2024
Credfácil estará na feira da ABF (Assiciação Brasileira de Franchising)
A maquininha de cartão da CredFácil é muito mais do que um simples equipamento, é todo um sistema pa
Por André Oliveira 18 mar., 2024
CREDFÁCIL LANÇA: CREDFACIL PAY
Mais postagens
Share by: