Como saber se você possui perfil para ser franqueado

Home    |    Blog
Como saber se você possui perfil para ser franqueado

Todo empreendedor enfrenta diversos obstáculos em sua jornada para montar e manter seu próprio negócio seja ele de qual ramo for. No segmento de franquias não é diferente, sendo preciso ter perfil empreendedor e também de franqueado, já que o franchising é um tipo de empreendimento bem distinto dos demais negócios. Se o seu objetivo é ter uma franquia, continue lendo e saiba qual é o perfil do franqueado ideal!

Muitos empresários do país procuram o franchising em seu primeiro negócio, já outros que possuem experiência prévia buscam ampliar sua atuação investindo em franquias consolidadas e lucrativas. Seja qual for seu caso, é preciso ter a certeza se você possui as características necessárias que o ramo de franquias exige dos franqueados. O planejamento é essencial para administrar qualquer empresa, ainda mais no franchising. Além disso, é preciso ter consciência da necessidade da parceria constante com a marca franqueadora, estar sempre em conformidade com suas orientações para garantir o sucesso do negócio.

Então, antes de tomar a decisão de assinar o contrato de adesão de uma franquia, saiba se você tem perfil para ser franqueado!

Perfil do franqueado de sucesso: 7 características

Listamos 7 características do franqueado ideal e de sucesso, são elas:

  1. Ser racional

Todo empreendedor é sempre entusiasmado quando o assunto são negócios, porém se seu perfil for muito impulsivo, isso pode ser um problema. O sistema de franquia é excelente, entretanto é preciso estar bem consciente de suas responsabilidades, já que uma vez assinado o contrato, o franqueado deve cumprir o tempo mínimo estipulado para a franqueadora.

Não adianta ingressar em um projeto antes de saber se realmente será capaz de gerir e terá comprometimento nas etapas que uma franquia exige antes e após a sua inauguração. Por isso, pessoas racionais que tomam decisões conscientes tem maiores chances de serem bem sucedidas no franchising. 

  1. Possuir afinidade com o tipo de negócio

A afinidade é tudo na vida, seja na área pessoal ou profissional e nos negócios não é diferente. Não adianta investir em um empreendimento que não possui afinidade, apenas por lucratividade, isso pode ser prejudicial em longo prazo.

Alguns investidores podem achar que negócios lucrativos são tudo, porém a afinidade com o tipo de negócio é ainda mais importante. Exemplo: franquias de alimentação e fast food podem não ser para você se você for uma pessoa que não gosta de um ambiente com muito fluxo de pessoas, necessidade constante de repor estoque, limpeza, rotatividade de funcionários, etc. O ideal é procurar um segmento que seja prazeroso administrar e lucrativo ao mesmo tempo, o balanço entre esses dois aspectos é essencial! 

  1. Correr riscos é aceitável

Se você é o tipo de pessoa que aceita o fato de que correr riscos é algo aceitável, então o sistema de franquia é para você. Todo empreendedor sabe que ter um negócio não é garantia de sucesso, mesmo em um sistema e com marca já consolidados, como é no franchising.

As chances de sucesso são maiores no sistema de franquia, pois com uma marca e suporte da franqueadora o empresário tem maiores chances de fazer uma melhor gestão do seu negócio, porém estar dispostos a possíveis riscos e insucesso também são características desse tipo de investidor. 

  1. Estar disponível

Já dizia o ditado: “o olho do dono que engorda o gado”. Engana-se quem pensa que ter uma franquia é sinônimo de pouco trabalho, mesmo em um excelente modelo de negócios que é o sistema de franquia. Ainda mais se for seu primeiro negócio próprio, ficar em contato direto com o empreendimento é de extrema importância, sobretudo nos primeiros meses de operação.

Logo, uma das características priorizadas para ser um franqueado de sucesso é estar sempre à disposição, em contato com os clientes, funcionários, fornecedores e, sobretudo com a franqueadora, que é quem vai prestar todo auxilio e orientação ao franqueado. 

  1. Saber se relacionar

Ser uma pessoa de fácil e bom relacionamento interpessoal sempre ajuda, em qualquer área da vida. Na vida profissional de um empreendedor, ser bom com pessoas ajuda muito. A área comercial é uma das mais importantes de qualquer negócio, por isso o empreendedor que possui essa característica tem maiores chances de ser bem sucedido. As vendas são importantes para qualquer negócio, seja franquia ou não, com venda de produtos ou de serviços, por isso ser mais sociável, gostar de estar em contato com as pessoas, saber ouvi-las é importante para ajustar as estratégias e aumentar os bons resultados da empresa.

Além disso, o franqueado precisa estar em constante contato com a franqueadora, que é o seu maior apoio durante todas as etapas do seu negócio. Estar disposto a ouvir, entender e colocar em prática as orientações da franqueadora é importante para todo empresário que deseja ser bem sucedido. 

  1. Possuir experiência como empreendedor

Lógico que ter experiência é algo importante, em qualquer área profissional. No sistema de franquia não é diferente, ou seja, é aconselhável que o franqueado já tenha tido alguma experiência como empreendedor.

Ter alguma experiência em planejamento e administração de próprio negócio vai facilitar a gestão da franquia, aumentando consideravelmente as chances de sucesso e crescimento da unidade de franquia. 

  1. Ser inovador

A inovação é típica de quem é empreendedor, pois estar sempre a frente e com atitude visionárias são algumas das principais características dessas pessoas. Ter uma atitude proativa pode fazer toda a diferença na hora de empreender. Entretanto, é necessário atenção a isso: ser inovador não significa não seguir as normas da franqueadora, é possível usar a criatividade alinhada às orientações que todos os franqueados da rede devem seguir.

Identificou-se com as características citadas? Se for o caso, o setor de franchising pode ser a escolha ideal para você, além de ser um dos mais bem sucedidos e que mais crescem no país! Veja mais informações no Blog da Credfácil sobre como abrir franquia de financeira. Ah, leia também todas as informações sobre franquias de até R$ 50 mil para investir.

Blog / Franquias       1 de fevereiro de 2018

ATENÇÃO!

A CredFácil jamais solicita pagamento antecipado aos clientes para iniciar operações. Se receber algum contato deste tipo, contate-nos.