logo-credfacil

Como abrir empresa de crédito consignado? Franquia Credfácil

O crescimento da oferta e procura por crédito tem aumentado no país e, com isso, muitos empreendedores pensam em  como abrir empresa de crédito consignado . Com taxas baixas de juros e risco muito baixo de inadimplência, é um dos mais vantajosos para o consumidor e instituições que oferecem empréstimos. Vamos saber como abrir financeira de crédito consignado?

Nos últimos anos, houve um crescimento na oferta e procura de crédito, sobretudo do consignado, sendo um dos mais buscados por trabalhadores assalariados, pensionistas, aposentados do INSS e até funcionários públicos. Em 2017, o governo brasileiro reduziu ainda mais a taxa de juros do consignado, atraindo ainda mais esse público a adquirir o empréstimo.

De olho nessa expansão, as instituições bancárias e financeiras buscam alternativas para ampliam seus canais de oferta de crédito – um deles é através de parceiras com empresas de crédito. A terceirização dessas operações já é realidade, abrindo oportunidade de negócios para muitos empreendedores.

Conheça aqui o que é o crédito consignado, requisitos para abrir uma empresa de crédito, dicas e informações sobre documentação necessária para esse segmento além de conhecer a opção de franquia que esse setor já oferece aos empreendedores que desejam ingressar nesse tipo de negócio.

Mas afinal, o que é crédito consignado?

O consignado é uma modalidade de empréstimo onde suas parcelas são pagas de forma automáticas, na folha de pagamento ou no benefício do solicitante do crédito e pode ser solicitado por profissionais assalariados de instituições públicas ou privadas do país, aposentados e pensionistas.

As normas para oferta e aquisição são definidas pelo Bacen (Banco Central). O valor do empréstimo pode ser parcelado entre 72 a 96 meses, no máximo. As suas parcelas são fixas, sendo descontadas mensalmente em folha de pagamento, se for assalariado, ou diretamente no benefício, para pensionistas e aposentados.

Esse tipo de crédito atrai muitos consumidores, já que a sua taxa de juros está entre as mais baixas do mercado. Atualmente, o consignado possui taxa entre 1,76% a 2,14% ao mês. Geralmente, as taxas de juros variam conforme a instituição que oferece. Consignado por bancos públicos são mais baixas.

Além disso, os bancos e financeiras também se beneficiam da oferta desse empréstimo, já que ele possui uma das menores taxas de inadimplência do Brasil. Atualmente no país, de acordo com o Bacen, a cada 10 aposentados e pensionistas do INSS, 6 utilizam esse tipo de empréstimo.

Algumas instituições que podem oferecer o consignado:

  • Bancos;
  • Seguradoras;
  • Financeiras.

Algumas instituições que oferecem consignado no Brasil:

  • Banco Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco de Minas Gerais (BMG);
  • Banco do Brasil;
  • Banco Itaú;
  • Banco Panamericano;
  • Dentre outras diversas instituições financeiras.

O que é empresa de crédito?

Uma empresa de crédito consignado (financeira de crédito) é uma instituição que oferece crédito para pessoas físicas e jurídicas (empréstimos e financiamentos). Um dos créditos mais disponibilizados por elas é justamente o consignado e, além disso, a financeira também oferece outras linhas de crédito. Por ser um intermediador entre o cliente e a instituição bancária, a empresa de crédito (correspondente bancário) não precisa de autorização do Banco Central (BCB) para atuar, desde que seu contrato social seja realizado conforme as exigências para esse tipo de empreendimento.

O correspondente bancário pode intermediar negócios para mais de uma instituição bancária, oferecendo assim maiores possibilidades aos seus clientes. Além disso, muitos bancos do país já terceirizam aos correspondentes alguns tipos de serviços e oferta de crédito.

Alguns dos serviços oferecidos pelo correspondente bancário são:

  • Realizar proposta e abertura de conta bancária;
  • Receber pagamento de cobranças diversas;
  • Ordem de pagamento;
  • Efetua análise de crédito;
  • Oferece alguns tipos de investimentos;
  • Oferece alguns tipos de empréstimos;
  • Dentre outros serviços.

Esse tipo de oportunidade já está disponível na modalidade de franchising, sendo uma excelente opção para quem deseja abrir empresa de crédito consignado. O modelo de franquia possui todo o suporte e auxilio ao franqueado, além de oferecer uma marca mais estabelecida e forte no mercado.

Serviços que não podem ser oferecidos

Por lei, as financeiras não podem efetuar os seguintes serviços aos consumidores:

  • Efetuar o adiantamento de recursos;
  • Fazer a emissão de cheques;
  • Fazer a emissão de títulos em seu benefício;
  • Dentre outras restrições.

Como abrir empresa de crédito consignado: Requisitos e Documentação

Empreendedores que buscam apostar em negócio lucrativo obtém na empresa de crédito uma excelente oportunidade. Porém, os empresários devem ficar atentos para cumprir todos os requisitos e ter toda a documentação necessária para iniciar suas atividades.

Os documentos exigidos para abertura de uma financeira são:

  • Contrato Social elaborado conforme a legislação do Brasil e adequado para esse tipo de empresa;
  • CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica);
  • CPF dos sócios da empresa (cópia e original)
  • Comprovante de residência dos sócios;
  • Comprovante de endereço do local de funcionamento da financeira;
  • Registro na Prefeitura Municipal, identificando a sua atuação como financeira;
  • Alvará de funcionamento.

O empresário não precisa solicitar no Bacen (Banco Central) licença para atuação como financeira, desde que não coloque ser instituição bancária (banco) em sua denominação social ou no nome fantasia da empresa. O contabilista é o profissional adequado para auxiliar na elaboração dessa documentação.

As financeiras seguem as normas estabelecidas pela Portaria Nº 309, do Ministério da Fazenda, em 30 de novembro 1959. Na portaria são estabelecidas as normas para constituição dessas empresas, seu funcionamento, suas atribuições, além do regime para fiscalização dessas instituições de crédito.

Além disso, a financeira que não seguir as normas para esse tipo de negócio fica sujeita as penalidades que estão dispostas na Lei 4.595, de 1964, no artigo 4, inciso 7º, por isso é sempre recomendado o auxílio de um contabilista e advogado na hora de estruturar o negócio.

Quero trabalhar com empréstimo consignado: quanto custa abrir uma financeira?

Em questão física e estrutural, não será necessário gastar muito. Você pode muito bem ser um correspondente bancário home office, trabalhando em uma pequena sala ou escritório com 3 atendentes. Porém, é necessário ter um bom capital de giro, exatamente porque o foco é oferecer empréstimos e concessões já contando com inadimplências. O objetivo é segurar sua empresa por pelo menos um ano a frente.

Não há um valor específico tratando-se de como abrir uma financeira de empréstimos. Isso dependerá muito de seus objetivos. O investimento pode ser alto, porém o retorno será muito bom.

3 dicas importantes de como abrir uma financeira de empréstimos

  1. Busque um contador de confiança:

É de extrema importância planejar todos os procedimentos iniciais que devem ser realizados. Para isso, a melhor decisão é buscar um bom contador e de confiança.

O contador irá realizar os seguintes procedimentos:

  • Planejamento empresarial;
  • Abertura da empresa (CNPJ);
  • Efetuar registro nos órgãos exigidos para esse tipo de negócio;
  • Elaborar o contrato social da empresa;
  • Procedimentos na Prefeitura Municipal de onde a empresa será aberta;
  • Solicitação do alvará de funcionamento;
  • Dentre outros procedimentos que competem ao contabilista.
  1. Procure uma instituição para representar

Outro passo na abertura da sua empresa é a procura de uma instituição para representar, podendo ser um banco ou instituição que ofereça essa opção. O ideal é sempre trabalhar com mais de uma bandeira, dando poder de escolha ao seu cliente.

Lembre-se de sempre verificar se a instituição é idônea e devidamente registrada no Bacen.

  1. Verifique as franquias de crédito

No mercado existem algumas franquias de crédito disponíveis. O ponto positivo dessa modalidade é justamente oferecer suporte e assistência para a atuação de uma empresa de crédito, ou seja, o franqueado terá todo o suporte necessário para iniciar e desenvolver seu negócio de maneira segura e correta.

 

Lembre-se: a Credfácil está entre as 12 franquias mais lucrativas e rentáveis do Brasil! Saiba tudo sobre esta empresa de franquias e outras ótimas oportunidades das melhores franquias em 2018 aqui!

 

Antes de tomar a decisão de criar uma empresa de crédito por conta própria, verifique as condições e opções de franquias disponíveis para esse segmento. O mercado de oferta de crédito tende a crescer ainda mais nos próximos anos, por isso é um excelente investimento para empreendedores visionários.

22 abr., 2024
Credfácil na Feira de Franquias em Porto Alegre! É com grande entusiasmo que anunciamos a participação da CredFácil na próxima feira de franquias, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de maio de 2024, no Barra Sul Shopping, em Rio Grande do Sul. Estaremos presentes no evento em um espaço vibrante e dinâmico, pronto para compartilhar não apenas nossa marca, mas também um pouco do ecossistema CredFácil, nossa visão e nosso compromisso com o sucesso e o crescimento dos empreendedores que desejam fazer parte de nossa rede. Durante os dias do evento, apresentaremos o modelo de negócios da franquia CredFácil, destacando os diferenciais que a tornam uma escolha sólida para quem busca investir em uma franquia de crédito. Nossa equipe estará à disposição para esclarecer dúvidas, fornecer informações detalhadas e, é claro, celebrar novas parcerias. A CredFácil espera por você entre os dias 17 e 19 de maio de 2024 para criar conexões significativas, trocar experiências enriquecedoras e explorar novos horizontes de crescimento e expansão. Contamos com sua presença! 💚🧡
03 abr., 2024
Queremos Você na Nossa História: Seja Parte da CredFacil!
Por André Oliveira 19 mar., 2024
Credfácil estará na feira da ABF (Assiciação Brasileira de Franchising)
Mais postagens
Share by: