Quais os números importantes de se olhar antes de escolher uma franquia específica?

Home    |    Blog
Quais os números importantes de se olhar antes de escolher uma franquia específica?

Blog       8 de dezembro de 2017

Quando se deseja investir em franquias, é importante prestar atenção em alguns números e não somente no valor inicial do investimento. Tal observação pode evitar surpresas futuras e garantir que você tenha sucesso em seu novo negócio.

Não é difícil encontrar empreendedores que tiveram complicações em seus negócios simplesmente por não observarem todos os números antes de entrar neste imenso mercado de franquia. E tal ação pode causar grandes prejuízos ao franqueado e até mesmo provocar a morte prematura da unidade franqueada.

Para auxiliar neste grande momento de optar por investir em franquias, listaremos alguns dos números que merecem atenção neste primeiro momento e que ajudarão você a descobrir como escolher uma franquia:

  1. Taxa de franquia: é a taxa que remunera o franqueador pelo treinamento e auxílio no início de seu negócio. Portanto, boas franquias não costumam facilitar o pagamento, tampouco abrir mão desta taxa.
  2. Taxa de Royalties: é a remuneração periódica paga ao franqueador pelo uso da marca. Essa taxa merece grande atenção, pois geralmente cobra-se um percentual sobre o faturamento bruto da unidade franqueada.
  3. Investimento, Retorno e Faturamento: essas informações devem ser obtidas com detalhes junto ao franqueador e merecem grande atenção, pois através destes valores é possível verificar se os dados informados pelo franqueador são coerentes e se a franquia realmente renderá o lucro esperado.
  4. Unidades franqueadas: é fundamental que o franqueador já possua unidades franqueadas e testadas. Portanto, não se esqueça de exigir essa informação, para evitar que você não seja o primeiro a testá-las.
  5. Início de operação da franquia: A data de fundação da franquia e o início de sua operação são números importantes de se observar, já que quanto mais tempo de vida da franquia e seu início de operação, maior sua experiência e suas chances de sucesso.

Em um segundo momento, após investir em uma franquia, deve-se levar em consideração outros gastos como:

  1. Renovação da franquia: todas as informações e as taxas sobre a renovação da franquia estão contidas na COF (Circular de Oferta de Franquia).
  2. Pró-labore: algumas marcas exigem, no plano de negócio, um salário para o dono da franquia. Caso haja a previsão de pró-labore, certifique-se de há uma reserva para esta finalidade.
  3. Marketing local e propaganda de sua franquia: além do fundo de publicidade exigido pelo franqueador, é recomendável ter um valor reservado para marketing em sua cidade e região, para que o público-alvo saiba da abertura de sua unidade.
  4. Despesas de manutenção e reforma: é sempre essencial considerar esse tipo de despesas que englobam reformas do ponto comercial, bem como despesas com máquinas e equipamentos para seu negócio.

Abrindo uma franquia

O valor do investimento inicial para a abertura de uma franquia varia de negócio para negócio e vai depender do tipo de franquia, segmento de mercado, porte da empresa, força da marca e ponto comercial. Como exemplo dos valores gastos para se abrir uma franquia, vamos citar a CredFácil. Ela é uma franquia de empréstimos que está em expansão no Brasil e oferece soluções financeiras a todas as pessoas que necessitam de crédito; através das instituições conveniadas, por meio dos franqueados, proporcionando assim felicidade e realização pessoal para todos os brasileiros.

Escolha a CredFácil!

Agora que você já sabe tudo sobre como escolher franquia, é hora de saber sobre como ser um franqueada do CredFácil! O valor inicial gasto vai depender do porte da cidade onde a unidade será aberta, podendo variar de 35 mil a 120 mil. Sendo que para as cidades pequenas de até 20 mil habitantes nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina o investimento será de 35 mil; cidades com menos de 100 mil habitantes o investimento será a partir de 69 mil; cidades acima de 100 mil exigem um investimento de pelo menos 79 mil e o valor de 120 mil é para abertura nas capitais brasileiras.

O faturamento de uma unidade da CredFácil pode chegar a 200 mil reais e o prazo de retorno é de 12 a 18 meses.

Vantagens

Abrir uma unidade franqueada da CredFácil tem grandes vantagens já que ela não cobra royalties e publicidade, não é necessário ter estoques, máquinas caras, estrutura robusta de TI, aluguéis caros e através de um bom relacionamento com as instituições financeiras, obtemos ótimas comissões para nossos franqueados.

Então não se esqueça: ao investir em franquias, fique atento aos números, eles são essenciais para verificar se a franquia é realmente confiável e segura para garantir sucesso em seu negócio.

Bibliografia Consultada: Rizzo, Marcus. Conheça esses números antes de investir numa franquia. 2016. Exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *