logo-credfacil

Atire a primeira pedra que nunca pensou em abrir seu próprio negócio. Seja para ganhar autonomia ou por uma situação de desemprego, muitos já pensaram em se tornar seu próprio patrão.

O brasileiro é considerado empreendedor. Segundo a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 31,7% dos brasileiros sonham em ter seu próprio negócio enquanto 19,5% sonham em fazer uma carreira dentro da empresa.

O problema é que muitos já estão com o dinheiro no bolso e prontos para abrir seu negócio e surge uma dúvida: adquirir uma franquia ou criar uma marca própria e original?

Os dois modelos têm vantagens e desvantagens e é o empreendedor quem deve analisar seu perfil e ver em qual se encaixa melhor. Para auxiliar nessa escolha, selecionamos alguns prós e contras de cada um dos modelos.

Marca Original

Quem opta por uma marca original e começar do zero, terá mais autonomia e liberdade sobre a escolha do ponto comercial, divulgação e mix de produtos. Poderá escolher seus fornecedores, seu preço e realizar promoções e eventos quando quiser. No entanto, precisará de mais recursos para a divulgação de seu negócio, já que ninguém conhece sua marca.

O valor do investimento poderá ser menor, onde será o empreendedor quem irá controlar e realizar o rateio dos custos, analisando o que precisará de mais ou menos recursos, porém o tempo de retorno de seu investimento será maior.

A fase de tentativa e testes será maior. O empreendedor terá que estar constantemente estudando o mercado, terá que testar os modelos para seu negócio crescer e não terá a quem recorrer.

Para aqueles que já possuem experiências na criação de uma marca original, pode ser uma ótima alternativa. Mas, no entanto, para empreendedores que estão iniciando e não possui grandes experiências, começar do zero criando uma marca original pode apresentar vários riscos e um longo tempo de retorno financeiro.

Franquias: Vantagens e Desvantagens

O mercado de franquias está em expansão no Brasil. Para empreendedores que buscam investir em um negócio seguro, o ramo de franquias é uma excelente alternativa, pois iniciar um negócio com uma marca já conhecida e testada no mercado traz mais segurança e um retorno financeiro mais rápido, principalmente para aqueles que estão iniciando. Como a franqueadora já realizou pesquisas e testes, os riscos de rejeições no mercado diminuem muito, melhorando a vantagem competitiva em relação a uma marca que foi criada do zero.

Outro ponto a favor das franquias é o apoio do franqueador e auxilio no planejamento. Ao optar por uma franquia, o empresário conta com o manual da franquia, ajuda na escolha do ponto comercial, treinamento para o empreendedor e sua equipe, planejamento de custos e previsão dos gastos para a franquia operar perfeitamente. Para aqueles que estão iniciando e não possuem experiências, este auxilio no planejamento é essencial, diminuindo as chances de problemas.

O marketing é outra vantagem de se optar pelo mercado das franquias , já que na grande maioria dos casos, a marca é tão conhecida que não necessita de um alto investimento com marketing e propaganda. O marketing da franquia é compartilhado, o que acaba reduzindo custos e esforços com a divulgação do negócio.

Já um ponto negativo da franquia é a falta de autonomia e inovação por parte do franqueado. Como trata-se de uma rede de franquia baseada na padronização, o empreendedor não pode inovar e querer alterar um produto ou serviço por conta própria. Todas as unidades devem oferecer os mesmos produtos e serviços, com a mesma estrutura visual e qualidade.

Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de uma franquia e das marcas originais, pode optar por aquela que melhor se encaixe em seu perfil. Se optar pelo mercado de franquias , saiba que existem várias franquias para se investir , uma delas é a CredFácil, uma franquia financeira que está em expansão no Brasil. Ela está entre as franquias com baixo investimento e alta rentabilidade, com tempo baixo de retorno de seu investimento. É um modelo de negócio perfeito para você que quer entrar no ramo empresarial sem riscos, sem inadimplência e com total suporte para trabalhar.

Mas quanto custa para abrir uma franquia?

Para ter o direito do uso da marca da empresa franqueadora é necessário o pagamento da aquisição e arcar com uma mensalidade, que vai depender do segmento da franquia e dos níveis de faturamento. Todos esses valores, além de direitos e deveres do franqueador e do franqueado, estarão estipulados no contrato.

Para abertura de uma unidade da CredFácil, o investimento vai depender do porte da cidade onde será aberta a franquia e podem variar de 35 mil a 120 mil. Sendo que, para cidades pequenas de até 20 mil habitantes nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina o investimento será de 35 mil, cidades com menos de 100 mil habitantes o investimento será a partir de 69 mil, cidades acima de 100 mil exigem um investimento de pelo menos 79 mil e o valor de 120 mil é para abertura em capital. O faturamento chega a 200 mil reais e o prazo de retorno é de 12 a 18 meses.

A Credfácil oferece opção de franquia home based , isso mesmo, para determinadas estruturas ou tipo de cidades, há a possibilidade de trabalhar com financeira tendo escritório na própria casa. Certamente uma das grandes vantagens das franquias sem ponto comercial específico, tipo microfranquia, é menor investimento e serviço de qualidade, desde que com apoio de uma grande marca, como é o caso da Credfácil.

Faça hoje mesmo seu cadastro no site da CredFácil, seja dono de uma unidade e faça parte dessa rede que está em constante expansão no Brasil.

22 abr., 2024
Credfácil na Feira de Franquias em Porto Alegre! É com grande entusiasmo que anunciamos a participação da CredFácil na próxima feira de franquias, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de maio de 2024, no Barra Sul Shopping, em Rio Grande do Sul. Estaremos presentes no evento em um espaço vibrante e dinâmico, pronto para compartilhar não apenas nossa marca, mas também um pouco do ecossistema CredFácil, nossa visão e nosso compromisso com o sucesso e o crescimento dos empreendedores que desejam fazer parte de nossa rede. Durante os dias do evento, apresentaremos o modelo de negócios da franquia CredFácil, destacando os diferenciais que a tornam uma escolha sólida para quem busca investir em uma franquia de crédito. Nossa equipe estará à disposição para esclarecer dúvidas, fornecer informações detalhadas e, é claro, celebrar novas parcerias. A CredFácil espera por você entre os dias 17 e 19 de maio de 2024 para criar conexões significativas, trocar experiências enriquecedoras e explorar novos horizontes de crescimento e expansão. Contamos com sua presença! 💚🧡
03 abr., 2024
Queremos Você na Nossa História: Seja Parte da CredFacil!
Por André Oliveira 19 mar., 2024
Credfácil estará na feira da ABF (Assiciação Brasileira de Franchising)
Mais postagens
Share by: