Vale a pena trabalhar com empréstimo consignado? Dá dinheiro? Entenda!

Home    |    Blog
Vale a pena trabalhar com empréstimo consignado? Dá dinheiro? Entenda!

Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais buscando ser empreendedoras, porque é uma tendência que tem mostrado muitos resultados positivos. No entanto, não é todo empreendimento que dá certo. Dentre as muitas opções e segmentos possíveis para começar um novo negócio, existem vários que são arriscados, bem como há outros em que os riscos são quase nulos, como é o caso do ramo financeiro. 

Independentemente do cenário econômico do país, as pessoas estão sempre precisando de empréstimos, o que torna o segmento muito seguro. E quando falamos de empréstimo consignado, essa segurança aumenta ainda mais. 

Se você busca um investimento de baixíssimo risco, abrir uma empresa de empréstimo consignado é um excelente negócio.  Isto porque essa é uma modalidade de empréstimo cujo pagamento é descontado automaticamente da folha de pagamento, sendo assim, é garantido que o empréstimo sempre será pago e sem atrasos, o que permite a oferta de melhores condições aos clientes. 

Por ser um negócio tão sólido, empreendedores estão cada vez mais percebendo que empréstimo consignado dá dinheiro e apostando nesse negócio. Segundo informações do Valor Econômico, o crédito consignado foi a linha que mais cresceu em concessões no ano passado. O progresso foi de 37,3% de janeiro a outubro de 2019, segundo dados do Banco Central. Isto tem atraído diversas instituições financeiras e franquias de correspondentes bancários, que projetam um avanço ainda maior para este ano.

Se você quer entender tudo sobre o que é e como trabalhar com empréstimo consignado, como ser correspondente de empréstimo consignado, entender se a modalidade dá dinheiro e vale a pena, saber as vantagens do crédito consignado, além de muitas dicas valiosas, continue acompanhando este artigo. Elaboramos-o justamente para sanar suas dúvidas da melhor forma e te ajudar a abrir um negócio muito lucrativo.

O que é empréstimo consignado?

É o tipo de empréstimo cujo valor das parcelas é descontado direto da folha de pagamento ou no benefício do solicitante. Por isso, o público desse tipo de empréstimo é composto por aposentados, beneficiários do INSS, servidores públicos e trabalhadores registrados de empresas privadas.

Geralmente, a cobrança é feita por meio de parcelas fixas, que podem ser pagas em até 72 meses para aposentados e 96 meses para servidores públicos, segundo estabelecido pelo Banco Central.

O empréstimo consignado dá dinheiro já que atrai muitos clientes por ter ótimas condições. Uma das mais atrativas é a taxa de juros bastante reduzida, que varia de acordo com a instituição que oferece, sendo que o consignado por bancos públicos possuem juros mais baixos. 

A média da taxa de juros mensais é de 1,89%, e é mais baixa para aposentados e servidores públicos, e mais alta para funcionários de empresas privadas. Segundo o Banco Central, as taxas são, em média, de 23,4% ao ano.

Como está o mercado de empréstimos consignados no Brasil?

Segundo dados do jornal Extra, o consignado teve um crescimento recorde ano passado, contabilizando mais de R$ 138,7 bilhões em volume de empréstimos. Esta modalidade é uma das que mais tem apresentado progresso e o prognóstico é que ela cresça ainda mais. 

De acordo com dados do 2Tech, no ano passado, o consignado concedido para funcionários de empresas privadas teve um aumento de 45,3% em comparação com o ano retrasado. Para os servidores públicos, a concessão teve aumento de quase 40% e para beneficiários do INSS o avanço foi de 37,1%.

Sem dúvidas, é uma linha de crédito que tem avançado muito e tende a melhorar, principalmente pela baixa taxa de juros, que pode ser reduzida ainda mais este ano devido a baixa histórica da taxa Selic (taxa básica de juros), o que acaba sendo um fator decisivo ao consumidor.

Vantagens do empréstimo consignado que atraem o consumidor

  • Uma das linhas de crédito mais baratas do mercado: o empréstimo consignado possui uma das menores taxas, sendo mais vantajoso ao consumidor do que o empréstimo pessoal, cheque especial, rotativo do cartão de crédito, entre outros. 
  • Facilidade para contratar: Já que o pagamento é garantido, há  pouca burocracia para adquirir o empréstimo consignado e a liberação do dinheiro na conta é  rápida.
  • Prazos mais longos: Outro benefício desse tipo de empréstimo são os prazos, porque o consumidor pode pagar em até 96 meses ou mais dependendo do caso e da instituição financeira.
  • Baixo risco de inadimplência: Como o pagamento é descontado antes mesmo do consumidor receber o salário ou benefício, o risco de inadimplência é praticamente nulo, sendo outra grande vantagem.

Como abrir uma empresa de empréstimo consignado?

Se você quer saber como trabalhar com empréstimo consignado e apostar nesse empreendimento, deve, primeiramente, providenciar alguns documentos: 

  • Contrato Social de acordo com a legislação brasileira e segundo os critérios desse tipo de negócio
  • CNPJ 
  • CPF dos sócios da empresa
  • Comprovante de residência dos sócios
  • Comprovante do local de funcionamento da financeira
  • Registro na Prefeitura Municipal, identificando a atuação como financeira
  • Alvará de funcionamento

Não é necessário solicitar licença ao Banco Central para atuar como financeira, desde que no nome (social e fantasia) não tenha a denominação de banco.  Atente-se às normas estabelecidas pela Portaria Nº309 do Ministério da Fazenda, aplicáveis à abertura da empresa.

Para prosseguir com o início do negócio, conte com um profissional contabilista e, se preciso, um advogado. Mas, o mais importante: escolha trabalhar com uma marca consolidada no mercado financeiro

A CredFácil atua como correspondente bancário desde 2004 e marca presença em todo o Brasil com mais de 200 unidades de sucesso, sendo uma opção muito confiável de franquia. Sabe-se que o empréstimo consignado dá dinheiro, mas é muito difícil começar um negócio do zero, quando as pessoas ainda não conhecem nem confiam na empresa, por isso a melhor opção é ser um franqueado de uma empresa sólida no mercado financeiro. 

Dicas para trabalhar com empréstimo consignado

Primeiro, defina se você quer trabalhar com venda ativa ou venda receptiva. A primeira é aquela que nunca para, e a que mais dá resultados. Normalmente, é feita por meio de um setor inteiro de call center com muitos funcionários fazendo ligações durante o dia todo. 

Já a segunda forma de venda é voltada para receber os interessados em empréstimo em uma sede, o que não impede de realizar a parte ativa também. Neste caso, vale considerar se instalar em uma região com bastante movimento, contando com uma estrutura que seja confortável para seu cliente.

Em todos os casos, sempre seja um bom ouvinte, escute e entenda a situação do seu cliente, o problema que ele está enfrentando e o que ele quer. Isto é essencial para o sucesso em qualquer negócio. Em seguida, faça perguntas diretas e objetivas, fazendo o cliente entender que ele precisa daquilo que você está oferecendo, por ser a solução exata de seu problema naquele momento. 

É importante ser persuasivo e fazer perguntas das quais ele já sabe a resposta, como “você sabe o quanto esse empréstimo vai te ajudar a realizar esse sonho?”. Em resumo, faça com que o cliente compreenda que o empréstimo será a melhor solução para seus problemas ou desejos.

No caso de ligações, seja sempre uma pessoa simpática e receptiva mesmo que a pessoa não tenha interesse em empréstimo no momento, porque se você for gentil o bastante e oferecer ótimas condições é muito provável que ela se lembre dessa ligação em um momento futuro no qual precise do dinheiro. 

Por isso, é muito importante que você peça o contato da pessoa e diga que vai mandar uma mensagem apenas para ela salvar seu número para caso algum dia precise. Se não fizer isso, considere um cliente realmente perdido, porque ele nao vai saber como te procurar quando surgir o interesse no empréstimo e fará empréstimo em outra instituição. 

Por fim, agora que você já sabe tudo sobre como trabalhar com crédito consignado, que por sinal está a todo vapor por oferecer tantas vantagens, que tal entrar em contato conosco para conversar sobre a abertura do seu próprio negócio sendo um franqueado CredFácil? Estamos sempre à disposição!

Blog / Empreendedorismo / Franquias       16 de abril de 2020

ATENÇÃO!

A CredFácil jamais solicita pagamento antecipado aos clientes para iniciar operações. Se receber algum contato deste tipo, contate-nos.