O que é diversificação de investimentos

Home    |    Blog
O que é diversificação de investimentos

Os investidores estão sempre buscando maneiras para garantir a sua lucratividade, rentabilidade e segurança financeira. A partir disso, uma estratégia comum dos investidores mais experientes é realizar uma diversificação de investimentos ou como alguns analistas financeiros dizem, aplicar em multimercado.

O que é diversificação de investimentos

A diversificação de investimentos nada mais é do que uma diluição de riscos e maximização de ganhos. Consiste em alocar recursos em diferentes aplicações financeiras de modo que o desempenho negativo de uma não irá causar consequências significativas ao investidor.

A palavra-chave aqui é estratégia, pois todo investidor deve estar ciente que aplicar seu dinheiro envolve riscos, seja de maior ou menor grau.
A importância de saber o que é diversificação de investimentos é ter a possibilidade de investir em franquias com retorno garantido e franquias com maior rentabilidade sem apostar tudo em um só segmento.

Por exemplo, um mesmo investidor pode investir no mercado imobiliário e em uma empresa. No entanto, uma das melhores opções é investir em franquia de investimentos financeiros, já que a franqueadora é responsável por toda a estratégia empresarial, poupando tempo e recurso do investidor.

Outro exemplo, você ser dono ou sócio de uma empresa de consultoria de aplicações na Bolsa e abrir uma financeira de empréstimos, que conte com auxílio de uma frande marca de franquias, como a Credfácil. Você estaria diversificando os investimentos para obter maior lucratividade.

Por que diversificar investimentos?

O mercado financeiro oscila 24 horas por dia, muitas áreas impactam diretamente na economia e todo o investimento corre o risco de ir por água a baixo se não for bem aplicado. No entanto, muitos investidores têm como estratégia de equilíbrio diversificar os seus investimentos, aumentando a possibilidade de ganhos e rentabilidade. Cada investidor possui o seu perfil, seja leve, moderado ou agressivo, e de acordo com esse perfil, é necessário distribuir os investimentos de forma que atenda às necessidades.

O risco de um investimento nunca pode ser eliminado 100%, porém, a diversificação de investimentos permite que o investidor gerencie riscos, por isso é importante investir em segmentos e áreas diferentes. Por exemplo, imagina se você investe apenas em uma empresa e a mesma entra em greve ou corre algum colapso econômico ou cultural, você corre o risco de perder ou desvalorizar toda a aplicação. Por isso, o segredo é encontrar um meio termo entre o risco e a possibilidade de rentabilidade e retorno financeiro.

Aquela velha frase: “nunca deposite todos os ovos numa mesma cesta, pois se cair, todos quebram”. Pois bem, a diversificar investimentos é mais ou menos isso.

Investir em franquias com retorno garantido

Uma área muito promissora para investir é o mercado de franquias. Toda a franquia conta com uma franqueadora, que é um suporte nas principais áreas da empresa, como criação de produtos, fabricação, comercial, marketing, entre outros. A partir do desempenho da franqueadora, a responsabilidade da franquia é ser uma representante deste produto e comercializar o mesmo para venda e atração de clientes. Isso faz com que o trabalho do investidor seja compensado, pois tem uma área maior que pensa em todas as estratégias, valida e o trabalho do franqueado é apenas executar e garantir uma boa venda e retorno financeiro.

Além disso, normalmente as franqueadoras já contam com o know-how do produto e do mercado, isso adianta e facilita muito o trabalho do franqueado. Uma vez que a marca já é consolidada no mercado e conhecida pelo público, torna-se muito mais fácil e prática a realização das vendas e do dia a dia das operações.

Normalmente, o investimento em franquias é muito mais baixo do que abrir uma marca do zero. Abrir uma marca própria exige muito trabalho, pesquisa, mensuração, criação e validação, é um risco muito alto, a não ser que tenha não só capital, mas todo o conhecimento necessário do mercado que vai atuar.

Diferente da proposta do modelo de franquia, que já passou por diversas fases até franquear a sua marca, além do que, uma marca que se propõe a franquear é porque já deu certo.

No entanto, é necessário escolher bem a franquia a ser adquirida. Atualmente, existem inúmeras opções que o investidor pode se associar, mas é necessário escolher a dedo. Recomenda-se que o segmento da franquia seja atrativo e procurado pelo público, como é o exemplo do segmento financeiro de empréstimos e financiamento. Além disso, é necessário buscar uma franquia que tenha retorno a rápido do investimento, assim o dinheiro aplicado será garantido e o investidor poderá diversificar os investimentos até com este rendimento da franquia.

Confira mais artigos:

Conclusão

Garantir a segurança dos investimentos é um passo muito importante para qualquer investidor, por isso, é necessário pesquisar muito e garantir que o portfólio de investimentos seja diversificado e qualificado. O investidor deve associar o seu dinheiro apenas em empresas, instituições ou negócios favoráveis e que possuem o retorno garantido. Agora que você já sabe o que é diversificação de investimentos, está na hora de colocar em prática essa estratégia! Que tal começar investindo em um dos melhores investimentos para 2020? Fale com a Credfácil!

Blog / Franquias / Investimentos e Finanças       16 de maio de 2019

ATENÇÃO!

A CredFácil jamais solicita pagamento antecipado aos clientes para iniciar operações. Se receber algum contato deste tipo, contate-nos.