logo-credfacil

Planejamento financeiro de franquia: 3 passos para ter sucesso no negócio

 

Todo empreendedor quer ver o seu investimento tendo bons retornos, não é mesmo? Sabemos que a franquia é uma opção segura de investimento , pois é um modelo assertivo que já tem uma base sólida e positiva no mercado, mas para garantir o sucesso é preciso entender qual a importância do planejamento financeiro.

 

Sem ele, é impossível promover a saúde do seu negócio. No Brasil, 6 a cada 10 empresas fecham as portas antes de completarem 5 anos. O motivo é a falta de planejamento financeiro , segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

tabela ibge

Para te ajudar, selecionamos 3 passos essenciais para ter uma ótima gestão de finanças em sua franquia. Mas antes vamos esclarecer o que é e qual a importância do planejamento financeiro. 

O que é planejamento financeiro de uma franquia?

O planejamento financeiro é uma ferramenta de administração financeira e controle de gastos a curto, médio e longo prazo. Por meio dessa estratégia é possível controlar o capital da empresa, saber para onde o seu dinheiro vai e traçar um plano de negócios que vá te trazer rentabilidade.

Nem sempre a receita da sua franquia será a mesma, por isso realizar projeções de gastos e ganhos futuros é essencial para pisar com segurança na área de gestão e atuação da sua franquia. 

Ser um franqueado torna tudo mais fácil

 

O planejamento e a segurança financeira de uma franquia é bem mais simples do que uma empresa iniciada do zero. A franquia já é estabelecida no mercado, o franqueado tem suporte do franqueador e os direitos e deveres de todas as partes são acordados na Circular de Oferta de Franquia (COF) .

 

Este documento reúne todas as informações a respeito da franquia e as regras a serem seguidas por ambas as partes. O documento é redigido pelo dono da franquia e deve ser assinado pelo franqueado. 

Agora que já sabe o que é planejamento financeiro de uma franquia, considere se tornar um franqueado da CredFácil, a nossa rede de franquias está disponível no Brasil inteiro. Seja o dono do seu próprio negócio e ajude a intermediar os clientes interessados em obter crédito. 

Qual a importância do planejamento financeiro de uma franquia?

Controlar o orçamento da sua franquia é crucial para projetar os gastos e ganhos que você terá futuramente. É a partir desse panorama que a empresa deve se organizar para alcançar seus objetivos. 

O ano de 2020 revelou a diferença entre empresas que realizam o planejamento financeiro e as que não realizam. Sobreviveram as empresas que tinham um bom planejamento e, o mais importante, uma reserva de garantia. 

Como fazer um planejamento financeiro para a minha franquia?

Entender como fazer planejamento financeiro para a sua franquia auxilia no desenvolvimento da empresa e gera mais lucros. Selecionamos os 3 passos essenciais de planejamento financeiro para a sua franquia. Confira: 

1 – Reserva de emergencia

Há uma série de variáveis quando se trata de um negócio: a região, o nicho de mercado, a economia e muitos outros. Dificilmente conseguimos ter certeza exata de como serão os gastos e ganhos, por isso a reserva de emergência é o primeiro passo de como fazer planejamento financeiro.

Por mais seguro que seja, qualquer negócio pode sofrer imprevistos, então é essencial que sua franquia esteja devidamente preparada para enfrentar qualquer desafio e ainda sair mais forte dele. Outra dica é garantir uma reserva de dinheiro para se manter enquanto a franquia ainda não rende tanto lucro.

 

Para ter o mínimo de imprevistos possível e um retorno rápido sobre o investimento , é muito importante escolher um modelo de negócio seguro , como a Credfácil. Trata-se da maior rede de franquias de serviços financeiros do Brasil. Com baixo investimento você consegue ter um ótimo retorno a partir de apenas 3 meses, em média.

 

 

Uma solução para evitar gastos inesperados e desnecessários é trabalhar em casa. Com a CredFácil Digital você pode ser dono do próprio negócio. O melhor é que você só precisa de um computador e acesso a internet!

 

2 – Controle de gastos

 

 A projeção de gastos de uma franquia é bem mais fiel que a de outras empresas . Quando o empresário adquire uma unidade, ele recebe todas as informações por meio da COF, um documento com todas as informações sobre a franquia, inclusive a projeção de gastos que terá ao longo do tempo e um plano de negócios. 

 

Conhecer e controlar o fluxo de caixa da sua franquia é o requisito básico para realizar um controle de gastos eficiente. O fluxo de caixa é toda a movimentação de dinheiro feita dentro do seu negócio. 

Se você anda se perguntando sobre como fazer um planejamento financeiro para a sua franquia, temos uma palavra chave como resposta: organização!

Tenha anotado todos os gastos da empresa em uma planilha de fluxo de caixa. O ideal é ter um contador para auxiliar nessa parte dos negócios.  Para pequenos negócios, uma planilha no Excel pode ser eficiente, mas quando há um grande número de informações o melhor a se fazer é optar por ferramentas de gestão financeira mais desenvolvidas.

O importante é não deixar nada passar. Você só consegue economizar quando sabe exatamente com o que está gastando. 

3 – Tenha um plano de ação traçado

Qual a importância do planejamento financeiro para a franquia? Bom, são os resultados do planejamento financeiro que determinam o plano de ação! Depois de coletar todas as informações sobre o fluxo de caixa, é preciso criar um plano de ação e desenvolvimento da empresa. 

Coloque os seus objetivos no papel, este é um grande passo sobre como fazer um planejamento financeiro. Depois de defini-los, você deve traçar estratégias para alcançá-los . Seja realista, considere imprevistos e a situação econômica do país e não esqueça de ter sempre um plano B!

 

Se a sua prioridade é ganhar dinheiro com um negócio de rentabilidade alta e segura, a CredFácil é uma opção. Nós sabemos qual a importância do planejamento financeiro na saúde da sua franquia e podemos te oferecer o modelo mais seguro investimento, com treinamento completo tanto presencial como no modelo EAD. Fale com a gente !

 

O segmento de atuação da CredFácil é o mais seguro : a todo momento as pessoas precisam de dinheiro, e nós temos as melhores soluções de empréstimo de crédito. 

 

Seja dono do seu próprio negócio, comece já e veja resultados a partir de 15 dias , abrindo um mini banco na sua cidade ou trabalhando de casa !

 

.

22 abr., 2024
Credfácil na Feira de Franquias em Porto Alegre! É com grande entusiasmo que anunciamos a participação da CredFácil na próxima feira de franquias, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de maio de 2024, no Barra Sul Shopping, em Rio Grande do Sul. Estaremos presentes no evento em um espaço vibrante e dinâmico, pronto para compartilhar não apenas nossa marca, mas também um pouco do ecossistema CredFácil, nossa visão e nosso compromisso com o sucesso e o crescimento dos empreendedores que desejam fazer parte de nossa rede. Durante os dias do evento, apresentaremos o modelo de negócios da franquia CredFácil, destacando os diferenciais que a tornam uma escolha sólida para quem busca investir em uma franquia de crédito. Nossa equipe estará à disposição para esclarecer dúvidas, fornecer informações detalhadas e, é claro, celebrar novas parcerias. A CredFácil espera por você entre os dias 17 e 19 de maio de 2024 para criar conexões significativas, trocar experiências enriquecedoras e explorar novos horizontes de crescimento e expansão. Contamos com sua presença! 💚🧡
03 abr., 2024
Queremos Você na Nossa História: Seja Parte da CredFacil!
Por André Oliveira 19 mar., 2024
Credfácil estará na feira da ABF (Assiciação Brasileira de Franchising)
Mais postagens
Share by: