Gestão de negócio para o sucesso: aprenda a fazer o planejamento certo

Home    |    Blog
Gestão de negócio para o sucesso: aprenda a fazer o planejamento certo

Uma frase dita pelo grande jogador de beisebol Yogi Berra diz muito sobre o mundo dos negócios: “se você não sabe para onde está indo, pode acabar em outro lugar”. 

Para atingir os objetivos, você precisa ter um bom planejamento com todos os passos para atingir o crescimento da sua franquia. Isso só é possível se você realmente souber como fazer um plano de negócios. 

Mas afinal, o que é um plano de negócio? O plano de negócio é como se fosse um manual de desenvolvimento da empresa. É a ferramenta ideal para definir metas e transformá-las em realidade, fazendo da sua franquia um sucesso.

Tenha em mente que esse documento deve ser composto por uma série de informações. E para te ajudar a organizá-las, preparamos um passo a passo de como montar um plano de negócio para a sua franquia, confira:

Realize uma pesquisa de mercado

A primeira etapa sobre como elaborar um plano de negócio é conhecer bem o mercado ao qual você vai se inserir. É claro que a franquia é uma forma muito mais segura de investimento, porque você vai trabalhar com uma marca reconhecida no mercado e já com sua credibilidade estabelecida.  Porém, não vá na cara e na coragem. Antes de pisar, conheça o terreno.

Fatores como público-alvo, perfil de compra, e localização são extremamente relevantes na hora de pensar em como criar um plano de negócios. Pesquise também se o mercado no qual você pretende investir está em alta, para que seu dinheiro não seja jogado fora. 

Considere que o mercado financeiro é um dos que mais cresceu nos últimos tempos, e está sempre em alta, pois oferece um produto que as pessoas sempre precisam: o dinheiro! Sendo assim, é um ótimo nicho para investir, repleto de oportunidades. 

Veja se na sua cidade há outras empresas com a mesma proposta e, se tiver, verifique o nível da concorrência. Procure saber a opinião do público sobre o serviço que elas prestam, podendo também estudar o histórico delas em sites como “Reclame Aqui”, buscando aprimorar sua empresa para ter diferenciais competitivos. Saiba também quais são bons negócios para abrir em cidades pequenas!

Como falamos, um excelente investimento, que está em alta, é o ramo financeiro, ou seja, vender dinheiro. Só no primeiro semestre de  2021, a busca por créditos cresceu 26,2%, segundo o Serasa Experian.

A CredFácil é uma ótima opção para quem pretende seguir essa área. Além de poder abrir um mini banco na sua cidade, você pode também optar por ser dono do próprio negócio trabalhando de casa. Já pensou?

Encontre uma boa localização

Saber como criar um plano de negócio engloba encontrar a localização ideal. Depois de estudar o público alvo, fica mais fácil escolher onde o seu negócio estará no mapa.

 É importante escolher um local fácil de encontrar, de preferência que seja próximo dos lugares que o seu público frequenta. Avalie também o preço a se pagar, tentando encontrar um meio termo entre valor e localização, assim não irá prejudicar as finanças, que, aliás, vamos falar no próximo passo!

Planeje-se financeiramente

Sem a quantia de dinheiro necessária para cada ação, o negócio não vai para frente. Por esse motivo, o planejamento financeiro é tão essencial. Para realizá-lo, reconheça os gastos que terá com a franquia: taxas a pagar, aluguel, funcionários. Esse planejamento deve conter o balanço patrimonial, fluxo de caixa e a previsão dos resultados. 

Esse controle de orçamento permite prever quanto irá ganhar e gastar futuramente. Dessa forma, organizar-se fica muito mais simples. Já fizemos um artigo completo sobre como realizar o planejamento financeiro da sua franquia, confira.

Defina as metas e estratégias

Com as finanças organizadas, é hora de pensar no futuro! Escreva as suas metas no papel. Parece simples, não é? Mas as palavras têm poder, descrevê-las vai tornar tudo mais claro e objetivo. Pense a longo prazo, em 3 a 5 anos, como quer que a sua franquia esteja?

Use a técnica “smart” para a elaboração dessas metas. Isso significa que ela deve ser específica, mensurável, atingível, relevante e com limite de tempo. Ou seja, inclua  no planejamento os detalhes sobre as perspectivas semanais/mensais/anuais de rendimento financeiro.

Com os objetivos devidamente estabelecidos, crie estratégias para alcançá-los. Pense a curto e longo prazo. Estabeleça estratégias anuais, e preste atenção no desempenho delas. Se a sua franquia não está indo bem, mesmo com uma estratégia em prática, é hora de mudar!

As estratégias variam de acordo com os objetivos, mas vale a pena considerar a contratação de profissionais qualificados, como falaremos a seguir.

Profissionais qualificados

O último passo de como montar um planejamento de negócios é estruturar bem a equipe. Ninguém cresce sozinho, isso é fato! Contar com uma equipe qualificada e com a mesma visão de negócio sem dúvidas colabora com o crescimento da franquia. Um bom trabalho em equipe é importante para a engrenagem rodar.

Mapeie todas as funções da franquia e com base nisso, faça uma relação de quanto e quais funcionários serão necessários, partindo, em seguida, para a contratação! Ainda não sabe qual franquia escolher? Nós te ajudamos.

A franquia CredFácil é a opção mais certeira

Como falamos, o segmento da CredFácil é extremamente seguro. Não tem como negar: as pessoas sempre precisam de dinheiro. E nós temos ótimas soluções de empréstimos. 

Além disso, oferecemos diversos benefícios ao franqueado: não há inadimplência, as comissões são pagas pontualmente, o treinamento é completo para a equipe tanto no formato EAD como presencial, também oferecemos assessoria,  material para a comunicação e muito mais.

Voce recebe todos esses benefícios e alta rentabilidade abrindo um mini banco, ou trabalhando sem sair de casa! Tenha retorno rápido, em cerca de apenas 3 meses! Fale com um gerente de expansão da CredFácil!

Blog / Empreendedorismo / Franquias / Investimentos e Finanças       10 de dezembro de 2021

ATENÇÃO!

A CredFácil jamais solicita pagamento antecipado aos clientes para liberação de crédito. Se receber algum contato deste tipo, contate-nos.